PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hidrólise Salina da Amônia

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Hidrólise Salina da Amônia

Mensagem por Marcim Seg 07 Jun 2021, 09:54

A amônia é um insumo para a indústria química.

a) ESCREVA a equação química balanceada que representa o sistema em equilíbrio resultante da reação do íon amônio,  NH4+(aq), com água, que forma amônia aquosa, NH3 (g).
b) ESCREVA a expressão da constante de equilíbrio, K, da reação indicada no item "a", em função das concentrações das espécies nela envolvidas.
c) O valor da constante de equilíbrio, K expressa no item "b", é igual a 10 – 9. CALCULE o valor do pH em que a concentração de 10^-9 NH4 e a de NH3, em uma solução aquosa de cloreto de amônio, NH4Cl, são iguais.
d) Compare o valor da constante de equilíbrio, K, calculada no item "c", com o produto iônico da água (KW =10–14), Responda se uma solução aquosa de NH4Cl é ácida, neutra ou básica. JUSTIFIQUE sua resposta.
A minha dúvida está na letra d. Segue o gabarito:
Hidrólise Salina da Amônia WFgtYcj0bnMAAAAASUVORK5CYII=

Por que a solução é ácida, se o seu PH é >7? Eu aprendi o ensino médio e fundamental inteiros que isso formaria uma solução básica.

Última edição por Marcim em Ter 08 Jun 2021, 10:58, editado 1 vez(es)
Marcim
Marcim
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Hidrólise Salina da Amônia

Mensagem por josesep Seg 07 Jun 2021, 12:06

Bom dia marcim! Quanto a questão, tem-se que as bases fortes são as da família 1a e 2a,com algumas excessões,como o hidróxido de magnésio. Assim sendo,a base do exercício é fraca!!
NH4Cl ---o sal provém de uma base fraca (NH4OH) e um ácido forte (HCl)
A hidrólise resultará em um solução ácida,devido a predominância do caráter mais forte do ácido ( significa dizer que ele libera mais H+)
Quanto ao ph: ph<7 = caráter ácido
ph>7= caráter básico
ph=7= neutro

josesep
Iniciante

Mensagem por Marcim Ter 08 Jun 2021, 10:58

Ah sim, eu que li errado. Eu achei que o Ph = 9 tinha sido encontrado hidrólise do sal. Muito obrigado josesep
Marcim
Marcim
Padawan
Padawan

josesep gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo