PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprovado em medicina/estadual

5 participantes

Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por FelipeFBA Ter 25 maio 2021, 17:58

Olá pessoal. Tudo bem? Faz muito tempo que não entro aqui.

Fui aprovado em medicina mês passado e hoje me lembrei do fórum e decidi dar uma passada para dar o meu depoimento.
Eu nunca fui um aluno estudioso. Não gostava de estudar e passava raspando. Muitas vezes só passava por causa dos pontos extras(jogos, gincana, feiras de ciências) e quando não era suficiente, eu fazia as provas de recuperação e dava uma esforçada pra passar. No meu segundo ano do ensino médio, decidi estudar. Infelizmente, não estudei de maneira significativa pois eu passei a maior parte do meu tempo procrastinando.

Enfim, no meu terceiro ano eu comecei a estudar pra valer. Dei tudo de mim, mas não consegui. Tirei 730 na prova. Apenas 1 ano de estudo não foi suficiente para mim. Eu ainda não tinha conta aqui no fórum, mas muitas questões que eu pesquisava eu encontrava aqui e foi assim que eu conheci o site. Já nessa época o pir2 me ajudava. 

Não passei de primeira, como eu já disse, então no ano de 2020 continuei estudando e criei minha conta aqui. Tirei várias e várias dúvidas que me ajudaram a entender melhor vários conceitos e me deixaram mais preparado. Se eu não fazia ideia de como resolver algo, eu sabia que aqui eu teria ajuda. Espero que continuem fazendo isso pois é um trabalho muito importante.

Nessa edição eu acertei 39 questões de matemática(dava pra ter acertado bem mais, vacilei por pressa, errei cálculos bestas e não da tempo de checar cada cálculo, então né.) e nas demais áreas acertei mais de 35 em cada.

Apesar de ter tido vários problemas em casa que me prejudicaram nos estudos e me tiraram do meu cronograma, tive a grande surpresa de ter sido aprovado. Na verdade, antes sair o resultado do Enem, eu já estava com a mão na massa, estudando pro próximo enem, inclusive tirando dúvidas aqui e fortalecendo meus conhecimentos.

Usei principalmente o fórum no primeiro semestre do ano passado, que foi quando estudei física e matemática e, se não tivesse passado agora, com certeza continuaria tirando várias dúvidas aqui.

Comecei estudando física, por 2 meses, sem anotações, só questões.
Pra revisar, eu fazia questões dos assuntos que já tinha estudado. Só pesquisava algo sobre o assunto ou via aula novamente caso não me lembrasse como resolver determinada questão

Depois estudei matemática, por uns 2 meses, também pelo mesmo método que estudei física. Apenas questões. Claro, durante meu estudo de matemática, sempre fazia questões de física, eram todo dia 10 questões de revisão e tinha a sexta inteira reservada para fazer várias questões e tirar dúvidas de coisas que eu não lembrava direito da física(muitas vezes óptica, sempre esquecia desse assunto, não revisava o suficiente, hoje mesmo eu não lembro de quase de nada).

Continuei fazendo o mesmo com química e biologia. Todo dia 10 questões de mat e 10 de física, sexta inteira pra revisar física e quinta inteira pra revisar matemática. Ia passando pra próxima matéria ao longo dos meses e sempre revisava as matérias anteriores fazendo questões. Só via aula ou pesquisava sobre um assunto que eu já tinha estudado(ex: óptica) se eu realmente não lembrasse. Isso me ajudou a fazer muitas questões, ao longo do ano, de áreas que eu não era tão bom, como física. Biologia deixei por último, até porque tinha facilidade, então não fiquei o ano inteiro fazendo questões de biologia como fiz em física. Espero que tenham entendido meu método.

Quando chegou final do ano, tinha feito tantas questões de exatas que a prova de matemática do enem começou a parecer brincadeira de criança. Só não acertei mais por erros em questões fáceis, em que eu errei cálculos simples por falta de atenção. Fiquei 2020 praticamente inteiro sem resolver nada do enem 2015 em diante. Quando chegou final do ano, fiz o enem 2015, 2015 ppl, 2016, 2016 segunda edição, 2016 ppl, 2017, 2017 ppl, 2017 libras, 2018 normal e ppl e 2019 normal e ppl. Foram 12 edições, 24 dias simulando. Simulei em uma sala de estudos, que estava aberta em dezembro, pois em casa era inviável.

Em relação a linguagens, não estudei nada, pois a prova é de interpretação. Tinha alguns conhecimentos prévios do meu terceiro ano(2019) mas em 2020 não estudei nada. Pra humanas, no final do ano, dei uma estudada básica pelo youtube, mas foi bem pouco mesmo, tipo uns 5% ou menos do meu tempo total de estudo. No meu terceiro ano tinha estudado bastante pra humanas, mas na prova não caiu quase nada, era interpretação, interpretação novamente e outros conhecimentos básicos. Por isso estudei muito pouco em 2020, pois sabia que não valia apena se dedicar tanto à área de humanas. Não sei se isso vai mudar, fiquem atentos.

em relação a redação, fiz algumas no primeiro semestre do ano, mas depois abandonei pois não estava conseguindo cumprir o cronograma devido a problemas organizacionais durante quarentena. Só voltei a fazer no final do ano quando estava simulando o enem. Cada edição era 1 redação, corrigia pelo imaginie, eu tive bons feedbacks lá. Gostei.

Claro que cada um tem seu método de estudo, mas o que eu indico é focar em fazer questões.

Quero agradecer a todos aqui que tiram dúvidas, a ajuda de vocês é muito útil.
Não vou citar nomes, pois posso esquecer um ou outro e isso deve ser bem chato. Mas aos que já tiraram dúvidas minhas, muito obrigado! E aos que nunca tiraram minhas dúvidas, mas tiram dos outros, obrigado também! Esse fórum é uma preciosidade, tem milhares e milhares de questões resolvidas e, mesmo que ninguém tire dúvidas aqui, pode ser ajudado ao ver uma resposta de uma questão pesquisada.

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

paulo vasconcellos, marcosprb, Emanoel Mendonça, Ceruko, AspiraDedeu, BatataLaranja345 e julia.midori gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Re: Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por Elcioschin Ter 25 maio 2021, 18:02

Parabéns FelipeFBA.
Dá para notar que tudo é uma questão de determinação e persistência!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

FelipeFBA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Re: Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por Ceruko Ter 25 maio 2021, 18:05

Parabéns pela sua trajetória, Felipe. É gratificante o quanto o fórum pode ajudar nos estudos. Realmente existem pessoas muito capacitadas aqui. 

Obrigado por compartilhar sua história, e boa sorte nessa nova fase que é a Medicina!

Abraços!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Re: Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por FelipeFBA Ter 25 maio 2021, 18:24

valeu pessoal!
Elcio, sua ajuda é fundamental! Você é extremamente dedicado, se esforça para atender a todos que aqui chegam. Com certeza, você já impactou dezenas ou centenas de milhares de estudantes que pesquisaram por questões. Deixo aqui meu agradecimento em nome de todos eles.

FelipeFBA
Jedi
Jedi

Mensagens : 281
Data de inscrição : 10/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Parabéns

Mensagem por paulo vasconcellos Sex 04 Jun 2021, 15:32

Determinação é tudo

paulo vasconcellos
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/04/2016
Idade : 60
Localização : Manaus-Am, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Re: Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex 04 Jun 2021, 17:15

Parabéns FelipeFBA, sucesso! Tudo de bom nessa nova etapa da sua vida.  cheers
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagens : 1740
Data de inscrição : 23/06/2017
Idade : 26
Localização : Resende, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovado em medicina/estadual Empty Re: Aprovado em medicina/estadual

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos