(UEPG 2014.2) Ligações Químicas
3 participantes
Página 1 de 1
(UEPG 2014.2) Ligações Químicas
Sobre as ligações químicas que se estabelecem através do compartilhamento de elétrons, assinale o que for correto.
Dados: H(Z=1); C(Z=6); N(Z=7); O( Z = 8 ); Cℓ(Z=17).
01) Ligações covalentes são mais fracas que ligações do tipo eletrostáticas.
02) Ligações covalentes simples, como as que ocorrem no etano entre os átomos de carbono, são do tipo Pi.
04) Na ligação covalente polar, como a que ocorre no ácido clorídrico, há diferença de eletronegatividade entre os átomos, havendo deslocamento de carga na molécula com formação de dipolo.
08) A molécula do gás carbônico (CO2) é linear, pois o átomo central não possui par de elétrons disponível.
16) Na molécula do gás nitrogênio (N2) há uma tripla ligação covalente.
DÚVIDA: Por que o item 01 foi considerado falso? A ligação iônica (eletrostática) não seria mais forte do que a covalente?
Dados: H(Z=1); C(Z=6); N(Z=7); O( Z = 8 ); Cℓ(Z=17).
01) Ligações covalentes são mais fracas que ligações do tipo eletrostáticas.
02) Ligações covalentes simples, como as que ocorrem no etano entre os átomos de carbono, são do tipo Pi.
04) Na ligação covalente polar, como a que ocorre no ácido clorídrico, há diferença de eletronegatividade entre os átomos, havendo deslocamento de carga na molécula com formação de dipolo.
08) A molécula do gás carbônico (CO2) é linear, pois o átomo central não possui par de elétrons disponível.
16) Na molécula do gás nitrogênio (N2) há uma tripla ligação covalente.
- Spoiler:
- 04+08+16
DÚVIDA: Por que o item 01 foi considerado falso? A ligação iônica (eletrostática) não seria mais forte do que a covalente?
eivitordias- Jedi
Re: (UEPG 2014.2) Ligações Químicas
Cara, eu sempre ouvi dizer e aprendi que ligações iônicas são mais fortes que as ligações covalentes. Talvez haja uma ou outra exceção que invalide essa afirmação de ser 100% correta: "Ligações covalentes são mais fracas que ligações do tipo eletrostáticas".
Mas no geral, sim, as iônicas são mais fortes.
Dica: vestibulares da UEPG anteriores a 2018 são bem problemáticos...
Mas no geral, sim, as iônicas são mais fortes.
Dica: vestibulares da UEPG anteriores a 2018 são bem problemáticos...
RAFA&L- Estrela Dourada
jopagliarin e eivitordias gostam desta mensagem
eu estou desistindo de fazer as provas anteriores da uepg! pensei q era só comigo. as provas de 2009 até 2019, e até as atuais PSS, tem erros claros de gabarito. As mais antigas são escritas de maneira bem desleixada.
jopagliarin- Jedi
eivitordias gosta desta mensagem
jopagliarin escreveu:eu estou desistindo de fazer as provas anteriores da uepg! pensei q era só comigo. as provas de 2009 até 2019, e até as atuais PSS, tem erros claros de gabarito. As mais antigas são escritas de maneira bem desleixada.
As provas mais antigas realmente são ruins, não só em química.. mas acho que ainda vale a pena resolver (apesar do estresse), algumas questões costumam repetir bastante.
Encontrei uma resposta satisfatória para o item, um colega de outro fórum me ajudou!
https://www.tutorbrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=14&t=94050&p=259546#p259546
eivitordias- Jedi
Na minha opinião só vale a pena esse estresse se tu pretende fazer o vestibular da UEPG, se não não vale. São erros muito grotescos, que te fazem questionar sua base de conhecimento. Só vai te deixar confuso.
RAFA&L- Estrela Dourada
jopagliarin, eivitordias e estudePerseu gostam desta mensagem
Mas, sobre a questão: é justamente desses casos mais específicos (como os que forem apresentados no site tutorbrasil) que eu disse que pode haver exceções.
Por outro lado, não acho correto querer validar a força de uma ligação tentando ionizar e dissociar compostos na água. Por que? o mecanismo químico de dissociação não é o mesmo de ionização. O fato de átomos de NaCl separarem na água e os átomos de CH4 (por exemplo) não separarem não significa, por certeza, que a ligação molecular é mais forte que a iônica. Pois o mecanismo que faz com que haja dissociação de Na e Cl não é o mesmo com que faz com que ocorra ionização de C e H; me entende?
Uma analogia:
Pense num cabo de guerra e imagine duas pessoas fortes puxando a corda com MUITA força; mas suponhamos que mesmo assim a corda não se rompa porque ela é MUITO forte.
Agora imagine duas pessoas fracas puxando essa mesma corda, com pouca força (afinal, são pessoas fracas); mas suponhamos que uma dessas pessoas use uma faca e corte a corda, que evidentemente vai se romper.
Conclusão: a corda das pessoas fracas não se rompeu por força, mas por ação de um mecanismo diferente da força: o corte.
Entre dissociação e ionização ocorre o mesmo: os mecanismos químicos são outros e, por isso, não há como comparar (pelo menos não de maneira tão simples e direta como nos foi apresentado no site tutorbrasil)
Por outro lado, não acho correto querer validar a força de uma ligação tentando ionizar e dissociar compostos na água. Por que? o mecanismo químico de dissociação não é o mesmo de ionização. O fato de átomos de NaCl separarem na água e os átomos de CH4 (por exemplo) não separarem não significa, por certeza, que a ligação molecular é mais forte que a iônica. Pois o mecanismo que faz com que haja dissociação de Na e Cl não é o mesmo com que faz com que ocorra ionização de C e H; me entende?
Uma analogia:
Pense num cabo de guerra e imagine duas pessoas fortes puxando a corda com MUITA força; mas suponhamos que mesmo assim a corda não se rompa porque ela é MUITO forte.
Agora imagine duas pessoas fracas puxando essa mesma corda, com pouca força (afinal, são pessoas fracas); mas suponhamos que uma dessas pessoas use uma faca e corte a corda, que evidentemente vai se romper.
Conclusão: a corda das pessoas fracas não se rompeu por força, mas por ação de um mecanismo diferente da força: o corte.
Entre dissociação e ionização ocorre o mesmo: os mecanismos químicos são outros e, por isso, não há como comparar (pelo menos não de maneira tão simples e direta como nos foi apresentado no site tutorbrasil)
RAFA&L- Estrela Dourada
jopagliarin e eivitordias gostam desta mensagem
RAFA&L escreveu:Mas, sobre a questão: é justamente desses casos mais específicos (como os que forem apresentados no site tutorbrasil) que eu disse que pode haver exceções.
Uma analogia:
Valeu pela contribuição, @"RAFA&L"!
Realmente, são mecanismos totalmente diferentes..
A questão cobrou uma exceção da exceção, aparentemente, que dificilmente alguém tenha visto no Ensino Médio/Pré-Vestibular..
eivitordias- Jedi