Interpretação enem
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Interpretação enem
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à ampliação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica. Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali. Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado. In: Cadernos de Letras da UFF, n. 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que
a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudos clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
o gabarito é e), mas por que não poderia se b), se na maior parte do texto ele fala justamente sobre a mudança do ter para o haver e ainda apresenta um estudo sobre isso?
CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado. In: Cadernos de Letras da UFF, n. 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que
a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudos clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
o gabarito é e), mas por que não poderia se b), se na maior parte do texto ele fala justamente sobre a mudança do ter para o haver e ainda apresenta um estudo sobre isso?
Fabinho snow- Mestre Jedi
- Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro
Re: Interpretação enem
Boa tarde, Fabinho!
Acontece que a letra E condiz mais com a opinião da autora, e a letra B representa mais o cerne do texto.
A opinião da autora fica mais evidente perto do final do texto, na hora que ela começa a realizar muitas perguntas e afirma que o purismo estreito só revela um conhecimento estreito da língua.
Questão bem propícia para se confundir entre a letra B e E.
Acontece que a letra E condiz mais com a opinião da autora, e a letra B representa mais o cerne do texto.
A opinião da autora fica mais evidente perto do final do texto, na hora que ela começa a realizar muitas perguntas e afirma que o purismo estreito só revela um conhecimento estreito da língua.
Questão bem propícia para se confundir entre a letra B e E.
Ceruko- Estrela Dourada
- Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto
Fabinho snow gosta desta mensagem
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