Tenho uma duvida sobre nox
3 participantes
Página 1 de 1
Tenho uma duvida sobre nox
Pessoal.. e uma duvida muito boba mas que me deiza perturbado. (Nao me zoem pfvr)
Eu sempre fico confuso quando por exemplo falam que os metais alcalinos tem tendencia a perder eletron sendo que eles apresentam o nox positivo que deveria dizer que eles tem deficiencia de eletrons, não? Eu fico confuso no basico do basico.. se alguem puder me ajudar
Eu sempre fico confuso quando por exemplo falam que os metais alcalinos tem tendencia a perder eletron sendo que eles apresentam o nox positivo que deveria dizer que eles tem deficiencia de eletrons, não? Eu fico confuso no basico do basico.. se alguem puder me ajudar
eunaosouninguem- Iniciante
Re: Tenho uma duvida sobre nox
Olá, tudo bem? Como você está?
Não há problema na sua dúvida não! Todos começamos de algum lugar!
Então, se observarmos os elétrons da camada de valência dos elementos alcalinos, veremos que eles possuem 1 elétron de valência(Para os metais alcalinos) e 2 elétrons de valência(Para metais alcalinos terrosos). Disso, abstraímos que, quando esse elemento está em uma ligação química, a sua tendência é de perder esses elétrons e ,dessa maneira, formam-se os cátions com nox 1+ e 2+. Assim, o cátion é o elemento que perdeu elétrons e, por isso, ficou com carga positiva.
Espero ter ajudado! Grande Abraço!
Não há problema na sua dúvida não! Todos começamos de algum lugar!
Então, se observarmos os elétrons da camada de valência dos elementos alcalinos, veremos que eles possuem 1 elétron de valência(Para os metais alcalinos) e 2 elétrons de valência(Para metais alcalinos terrosos). Disso, abstraímos que, quando esse elemento está em uma ligação química, a sua tendência é de perder esses elétrons e ,dessa maneira, formam-se os cátions com nox 1+ e 2+. Assim, o cátion é o elemento que perdeu elétrons e, por isso, ficou com carga positiva.
Espero ter ajudado! Grande Abraço!
Última edição por FocoNoITA em Seg 23 Nov 2020, 09:19, editado 1 vez(es)
FocoNoIMEITA- Jedi
Re: Tenho uma duvida sobre nox
Além da ótima explicação de FocoNoITA, vou notar que na sua pergunta já respondeste sua dúvida. Disseste que metais alcalinos têm tendência a perder elétrons e ficam com nox positivo que significa deficiência de elétrons. E é exatamente isso, perder elétrons = deficiência de elétrons.
Brunoblock27- Iniciante
FocoNoIMEITA gosta desta mensagem