PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reformas Religiosas

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Reformas Religiosas

Mensagem por brunamarc Ter Nov 10 2020, 17:27

4. (Pucsp 2018) A Reforma Protestante, iniciada em 1517 com Lutero, espalhou-se pela Europa nas décadas seguintes, alimentando revoltas sociais e conflitos políticos. Entre os reformadores, Calvino mostrou-se mais radical em sua crítica ao catolicismo por que:

a) negava qualquer tipo de autoridade religiosa, pois afirmava a supremacia absoluta do indivíduo e da sua capacidade de, ao ler a Bíblia, atingir a graça do conhecimento como caminho para a salvação. 

b) criticava as igrejas nacionais e as lideranças dos reis nos cultos, entendendo que os fiéis atingiriam a salvação por meio de boas obras como a conversão dos pecadores pela pregação da palavra de Deus. 

c) afirmava a predestinação absoluta dos eleitos de Deus, reconhecíveis por sinais tais como uma vida simples e austera, a frequência ao culto, o trabalho árduo e honesto, e o cuidado com a família. 

d) indicava que a salvação pela fé poderia ser conseguida também com o uso da razão, e que os fiéis que viveram uma vida santa e celibatária eram modelos a serem discutidos e ensinados nos seminários. 

Gabarito:

Gente, alguém pode me ajudar, por favor? Entendo a ideia de "predestinação" e "trabalho", mas não entendi a parte de "vida simples", achava que a maior parte dos calvinistas eram burgueses, que buscavam o acúmulo de riquezas...


Última edição por brunamarc em Ter Nov 10 2020, 17:43, editado 1 vez(es)

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Thiago Ber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Reformas Religiosas

Mensagem por Thiago Ber Ter Nov 10 2020, 17:41

Boa noite, brunamarc! Tudo bem?
Antes de explicar mais suscintamente a ideia de ''vida simples'' para a religião calvinista, lembre-se que um fator fundamental que diferenciava esta religião das demais, deve-se pelo fato de que nela o lucro não era um fator de condenação, mas sim, de exemplo a ser almejado e alcançado!
A partir daí, surge a ideia de vida simples: para os calvinistas, a vida simples não representava o que hoje representa para nós. Naquele tempo, a simplicidade da vida dava-se pela força de trabalho, pela vontade individual de levantar cedo da manhã para trabalhar e construir fontes de renda e lucro a médio/longo prazo! Lembre também que a ideia de vida simples estava diretamente ligada com a boa conduta social: pagar impostos, ser educado, procurar ajudar aos que estavam com dificuldades doando esmolas e suplementos, estando disposto a trabalhar, etc.
Para complementar as ideias anteriores, lembre-se que para os Calvinistas, quando você possuía um trabalho/comércio que estava dando certo e rendendo lucro, isto significa que Deus estava ao seu lado. Logo, viver uma vida simples (com boas condutas morais e sociais), além de estar disposto a lutar pelo trabalho, significa um exemplo a ser seguido perante a Deus e para esta religião. Daí surge o contexto de ''vida simples'' para os membros do Calvinismo (que destoa em partes do que é vida simples para nós, atualmente). Espero ter ajudado, bons estudos!
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

brunamarc gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Reformas Religiosas

Mensagem por brunamarc Ter Nov 10 2020, 17:43

Ahh, sim! Muito obrigada! Smile

brunamarc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 197
Data de inscrição : 09/10/2019
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Thiago Ber gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Reformas Religiosas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos