Querelas Religiosas

Ir em baixo

Querelas Religiosas

Mensagem por Liliana Rodrigues em Sab Mar 03 2018, 10:16

O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.

Sobre essas querelas, é correto afirmar:

a) O Monofisismo, uma corrente religiosa européia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).

b) A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.

c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.

d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.

e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.

Spoiler:
Resposta: letra c)
Mas o que tem de errado com a letra b)?? Pra mim, ela está correta em tudo... Além do mais, o Império Bizantino absorveu a adoração de ícones religiosos, e era influenciado pela Igreja Romana

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1856
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 21
Localização : Ribeirão Preto - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Querelas Religiosas

Mensagem por Pedro Celso Silva em Seg Mar 05 2018, 10:40

Exatamente
O Império Romano do Ocidente influenciou o do Oriente,no entanto,ele não era contra a adoração de imagens. Ele era a favor do culto das imagens nos locais de Igreja,locais de adoração
A Questão Iconoclasta dizia que os bizantinos eram contra a veneração de ícones e imagens religiosas... dos bizantinos. E não de gregos e latinos
avatar
Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 320
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum