PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Humanas e Linguagens no ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Humanas e Linguagens no ENEM

Mensagem por Kasiorowski Sex 25 Set 2020, 14:55

Oi pessoal, tudo certo?

Estou atualmente no 3° Ano do E.M, pretendo prestar o ENEM para ingressar em Medicina na FMUSP (Moro no PR e o custo para ir fazer a FUVEST é inviável).

Sou cotista de escola pública, no SISU/20, dentro dessa modalidade a nota de corte ficou em 793 pontos e acabou rodando para 763 pontos. Os pesos nesse curso são distribuídos da seguinte forma:

Redação: 2,00
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 4,00
Ciências Humanas e suas Tecnologias: 2,00
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 2,00
Matemática e suas Tecnologias : 3,00

Levando em consideração cada área de conhecimento e suas peculariedades, se torna vantajoso investir meu tempo em Natureza, Redação e Matemática. 

Pretendo estudar Matemática, Física, Biologia e Química em livros didáticos, e o restante em apostilas do Bernoulli, conhecido por ter um conteúdo resumido. 

Portanto, vale a pena estudar Linguagens e Humanas por completo? Não seria mais viável estudar apenas o conteúdo mais cobrado nas duas áreas e investir o tempo que sobrou nas outras modalidades, inclusive interpretação e raciocínio lógico?

Grato


Última edição por Kasiorowski em Dom 27 Set 2020, 09:05, editado 1 vez(es)

Kasiorowski
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Humanas e Linguagens no ENEM

Mensagem por mao_sun Dom 27 Set 2020, 00:45

Olá, apresentarei meu ponto de vista sobre a questão que você abordou no seu texto, espero que ajude de alguma forma.

Kasiorowski escreveu:[...] vale a pena estudar Linguagens e Humanas por completo? Não seria mais viável estudar apenas o conteúdo mais cobrado nas duas áreas e investir o tempo que sobrou nas outras modalidades, inclusive interpretação e raciocínio lógico?

É usual dizer que, para Medicina, o foco principal tem que estar nas áreas da Natureza, Matemática e Redação. Quem está no meio desses vestibulares sabe que não tem como tirar notas muito altas em relação ao tanto de acertos que você faz nas áreas de Linguagens e Humanas. Okay, vou explicar isso com mais detalhes.

Esquecendo os pesos (daqui a pouco falaremos deles) vou ilustrar uma situação hipotética da prova, por exemplo, do ENEM 2018: se você acertasse 37 questões de Linguagens (que é uma quantidade alta se você for tanto para Ampla Concorrência quanto para Escola Pública), conseguiria uma média de 694.5 pontos. Enquanto isso, em Matemática, a mesma quantidade de acertos te garantiria uma média de 881.83 pontos, observe que diferença!

(planilha desse exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link])

Por isso, pode-se ver que investir mais em Matemática do que em Linguagens irá te garantir melhor pontuação no ENEM, e o mesmo funciona para Natureza.

Sabendo dessa informação e que os pesos para Natureza e Matemática são maiores, as recomendações que eu dou são as seguintes:

-  para Natureza e Matemática: busque estudar TUDO, muito provavelmente você não vai conseguir (praticamente ninguém consegue e, para EP, nem é necessário), mas isso te garantirá que você não se perca no momento da prova. Biologia, por exemplo, antigamente chovia Ecologia, hoje não é mais assim, por isso temos que mesclar todos os assuntos dela e não somente o que mais cai. Recomendo mais ainda você estudar Matemática em relação à Natureza, porque, além de ser "uma prova só", ela se provou mais eficiente na questão quantidade de acertos x nota obtida do que Natureza. Porém, estude as duas com fervor.

- para Linguagens e Humanas: busque estudar o que mais cai, aqui não tem muito segredo, em História, por exemplo, você não precisa estudar tudo, apenas as coisas que mais caem (Brasil Colônia, Brasil Imperial, Ditadura Militar, etc) e, se der tempo, aquelas que podem vir a cair, porém seu foco deve está em outras áreas que, além de pesarem mais, valem mais pelo custo quantidade de acertos x nota obtida.

Estou no 3° ano do E. M. de um colégio público e também estou almejando a USP, porém eu moro na Bahia e isso torna horrível fazer a prova em São Paulo, por isso eu vou usar o ENEM e é essa estratégia que estou usando para tirar uma boa pontuação.


Última edição por mao_sun em Dom 27 Set 2020, 09:52, editado 1 vez(es)
mao_sun
mao_sun
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 29/09/2019
Idade : 21
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Kasiorowski gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Humanas e Linguagens no ENEM

Mensagem por Kasiorowski Dom 27 Set 2020, 09:00

Oi mao_sun, já estou por dentro da quantidade de acertos x nota obtida em todas as áreas de conhecimento, afinal eu acredito que estudar a prova seja mais importante que conhecer o conteúdo por completo, e é isso que estou fazendo

Eu tinha dúvida se deveria estudar CH e LC da mesma maneira que irei estudar MT e CN, essa dúvida foi sanada e sou extremamente grato por isso.

Pretendo estudar MT, RED e CN por livros didáticos. Já em CH e LC tentarei estudar por alguma apostila de cursinho, por ser mais resumido.

Agradeço fortemente pelo seu comentário que não vai só me ajudar como também irá auxiliar outros estudantes nessa tomada de decisões.

Desejo todo sucesso para você, que assim como eu pretende ir para a USP mas não tem condições de prestar a FUVEST. Espero ver você pelo campus, algum dia.

Valeu!

Kasiorowski
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 24/09/2020

mao_sun gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Humanas e Linguagens no ENEM

Mensagem por mao_sun Dom 27 Set 2020, 10:09

@[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], fico muito feliz em ter ajudado!

Também espero de coração poder algum dia ter a oportunidade de não só te encontrar como também outras pessoas desse fórum no campus da USP. Mas, para isso...

Foco no papiro!
mao_sun
mao_sun
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 29/09/2019
Idade : 21
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Kasiorowski gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Humanas e Linguagens no ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos