PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

guerra fria

2 participantes

Ir para baixo

guerra fria Empty guerra fria

Mensagem por Craftmir2003 Qui 10 Set 2020, 15:31

ENEM 2018
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.
PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul. 2014 (adaptado).

O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)

a.busca da neutralidade política.
b.estímulo à competição comercial.
c.subordinação à potência hegemônica.
d.elasticidade das fronteiras geográficas.
e.compartilhamento de pesquisas científicas.


gaba C, alguém explica a C, e se der, pq a D esta errada
Craftmir2003
Craftmir2003
Jedi
Jedi

Mensagens : 254
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

guerra fria Empty Re: guerra fria

Mensagem por Pedro Celso Silva Ter 15 Set 2020, 12:26

A) Falsa
O nome Guerra Fria,vem de que nunca houve um enfrentamento entre os países. A hostilidade era nítida,e havia uma constante guerra entre capitalistas e socialistas. Desde 1945 até 1991. Nunca houve neutralidade política,e opositores eram assassinados.
Exemplo: em 30 de abril de 1975,o Vietnã do Norte invadiu Saigon e anexou o Vietnã do Sul. O norte era socialista e o sul capitalista. Simplesmente,os capitalistas foram forçados a correr sobre campos minados. Houve um genocídio de capitalistas e o Vietnã foi unificado como Grande República Popular do Vietnã.
B)Falsa
Sob regime socialista,jamais podemos falar em competição. Apenas se estamos falando sobre competição de armamentos,de esportes e propaganda contra o capitalismo.
C) Verdadeiro
De 1945 até 1991,ficou muito claro que os dois países centrais,principais do mundo, eram os Estados Unidos e a Rússia. Nem União Soviética: os países da URSS, eram locais satélites da Rússia. Polônia, Ucrânia, Tchecoslováquia, Belarus, Hungria, Lituânia, Letônia , Estônia, Cazaquistão,dentre outros eram países que foram libertados na Segunda Guerra pelos soviéticos e foram forçados a se integrarem à URSS. EUA e Rússia eram super potências bélicas,militares econômicas e de influência.
Ficou muito claro que a Europa foi uma vitrine para exibir a propaganda do modo de vida dos dois. Os EUA deram mais de 300 milhões de dólares para cada país através do Plano Marshall,e a URSS fez algo parecido com o COMECON. E ambos os países fizeram do resto do mundo,ditaduras alinhadas a eles.
D)Errada
Muito pelo contrário. As fronteiras geográficas tinham muita tensão e eram muito vigiadas.
E)Errada
Existem vários segredos sobre projetos até hoje.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 21/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos