Velocidade da imagem de um espelho esférico
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Velocidade da imagem de um espelho esférico
Um bloco de massa [latex]m[/latex] e um sistema composto de um espelho côncavo de raio [latex]R[/latex] fixado em um suporte horizontal a uma distância [latex]d[/latex] um do outro. O bloco é posto a se mover com velocidade [latex]v_{0}[/latex] em direção ao sistema (suporte+espelho) colidindo elasticamente. A massa do espelho mais a massa do suporte valem [latex]m[/latex].
Encontre a velocidade da imagem nos intervalos [latex]t < \frac{d}{v_{0}}[/latex] e [latex]t > \frac{d}{v_{0}}[/latex].
Encontre a velocidade da imagem nos intervalos [latex]t < \frac{d}{v_{0}}[/latex] e [latex]t > \frac{d}{v_{0}}[/latex].
Última edição por Gwennire em Sex 03 Jul 2020, 09:00, editado 1 vez(es)
Gwennire- Iniciante
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Re: Velocidade da imagem de um espelho esférico
I) Antes da colisão
Num espelho côncavo parado temos que a velocidade horizontal é:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{P'}{P} \right )^2\cdot V_{P}\Rightarrow V_{P'}=-\left (\frac{f}{P-f} \right )^2\cdot V_{P}\Rightarrow V_{P'}=-\left (\frac{R}{2P-R} \right )^2\cdot V_{P}[/latex]
Como o bloco está se aproximando do espelho, temos:
[latex]P=d-V_{0}\cdot t[/latex]
[latex]V_{P}=-V_{0}[/latex]
Portanto,
[latex]V_{P'}=\left (\frac{R}{2(d-V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0}[/latex]
II) Após a colisão
Após a colisão , como as massas são iguais, o espelho começa a se afastar com -v0.
Entrando no ref. do espelho temos que o bloco está se afastando do espelho com v0.
Portanto, no ref. do espelho temos:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0}[/latex]
voltando ao ref. a Terra temos:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0} - V_{0}[/latex]
[latex]V_{P'}=-\left [\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2 +1 \right ] V_{0}[/latex]
Num espelho côncavo parado temos que a velocidade horizontal é:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{P'}{P} \right )^2\cdot V_{P}\Rightarrow V_{P'}=-\left (\frac{f}{P-f} \right )^2\cdot V_{P}\Rightarrow V_{P'}=-\left (\frac{R}{2P-R} \right )^2\cdot V_{P}[/latex]
Como o bloco está se aproximando do espelho, temos:
[latex]P=d-V_{0}\cdot t[/latex]
[latex]V_{P}=-V_{0}[/latex]
Portanto,
[latex]V_{P'}=\left (\frac{R}{2(d-V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0}[/latex]
II) Após a colisão
Após a colisão , como as massas são iguais, o espelho começa a se afastar com -v0.
Entrando no ref. do espelho temos que o bloco está se afastando do espelho com v0.
Portanto, no ref. do espelho temos:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0}[/latex]
voltando ao ref. a Terra temos:
[latex]V_{P'}=-\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2\cdot V_{0} - V_{0}[/latex]
[latex]V_{P'}=-\left [\left (\frac{R}{2(d+V_{0}\cdot t)-R} \right )^2 +1 \right ] V_{0}[/latex]
Lucius Draco- Jedi
- Mensagens : 234
Data de inscrição : 29/05/2020
Idade : 26
Localização : Fortaleza, CE
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