Espelho Esférico
3 participantes
Espelho Esférico
Luz solar incide verticalmente sobre o espelho esférico convexo visto na figura abaixo. Os raios refletidos nos pontos A, B e C do espelho têm, respectivamente, ângulos de reflexão θA, θB, θC tais que
Eu sei fazer os raios notaveis em um espelho esférico representado como plano, agora assim eu não sei como fazer!
Poderiam dar uma luz?
Eu sei fazer os raios notaveis em um espelho esférico representado como plano, agora assim eu não sei como fazer!
Poderiam dar uma luz?
Última edição por magalhaes194 em Seg 18 maio 2020, 19:24, editado 1 vez(es)
magalhaes194- Jedi
Re: Espelho Esférico
Então desenhe o espelho como sendo uma linha reta e marque seu foco F e seu centro O
Raio incidindo em B ---> raio refratado não sofre desvio, pois B é o vértice do espelho
Raio incidindo em C ---> trace o raio refratado passando por F. Trace a normal ao espelho no ponto C (ela passa por O). Marque o ângulo θC
Raio incidindo em A --> faça similar para θA
Agora compare os três ângulos
Raio incidindo em B ---> raio refratado não sofre desvio, pois B é o vértice do espelho
Raio incidindo em C ---> trace o raio refratado passando por F. Trace a normal ao espelho no ponto C (ela passa por O). Marque o ângulo θC
Raio incidindo em A --> faça similar para θA
Agora compare os três ângulos
Elcioschin- Grande Mestre
A resposta é a alternativa B , pois , como os raios de luz são perpendiculares, em relação ao eixo principal, eles vão para o foco e são refletidos na direção da linha formada entre o foco e o raio incidente . No desenho a linha vermelha é o raio incidente , a linha vermelha fragmentada é o raio refletido e a linha verde delimita os ângulos de incidência e de reflexão dos raios de luz . Se compararmos os ângulos vemos que o do A é maior do que o do C que é maior do que B , que é 0
Murilo Saboia- Recebeu o sabre de luz
Muito obrigado, ajudaram muito!
magalhaes194- Jedi