Interpretação de gráfico
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Interpretação de gráfico
Extraído de uma reportagem sobre os impactos do sistema de cotas no país, esse gráfico ilustra a distribuição de jovens brancos, negros e pardos em quatro níveis de ensino. As informações representadas permitem observar que, na faixa etária pesquisada,
a) a quantidade de brancos no ensino fundamental é menor que a de negros e pardos.
b) mais da metade dos estudantes brasileiros no ensino fundamental são considerados pardos.
c) apenas um terço de negros que concluem o ensino fundamental consegue ingressar no ensino superior.
d) o número de negros em programas de alfabetização de jovens e adultos é quase o dobro do número de brancos.
Correta: letra D.
O que não entendi na verdade foi o porquê de a letra A estar errada.
Bruna Ce- Jedi
- Mensagens : 378
Data de inscrição : 26/10/2019
Idade : 30
Localização : Porto Alegre, RS, Brasil
Re: Interpretação de gráfico
Bruna,
cada gráfico diz respeito ao universo de uma dada cor. Estes gráficos não fazem comparação entre os diferentes universos.
Por exemplo, suponha que o número de brancos plotados no gráfico dos brancos seja um universo de 1000 estudantes; e que o universo dos negros seja apenas 500 estudantes. Ora, fica fácil perceber que 49% de 1000 é 490 estudantes brancos no ensino fundamental; e que isto é muito maior que os 49,1% de 500, 246 estudantes negros na mesma situação. Percebeu?
Portanto sem a informação do universo de cada grupo não conseguimos relacionar uns aos outros. Por isto a alternativa (a) está errada.
Pelo mesmo motivo está errada a alternativa (d): "d) o número de negros em programas de alfabetização de jovens e adultos é quase o dobro do número de brancos".
Dos respectivos gráficos a única coisa que podemos afirmar é que a porcentagem dos alunos negros em programas de alfabetização de jovens e adultos é quase o dobro da porcentagem dos alunos brancos.
Igualmente, é errada a alternativa (b). O que se pode afirmar é que mais da metade dos alunos pardos estão no ensino fundamental.
A unica alternativa quase certa é a (c). Na verdade, menos de um terço dos alunos negros que...[/b]
cada gráfico diz respeito ao universo de uma dada cor. Estes gráficos não fazem comparação entre os diferentes universos.
Por exemplo, suponha que o número de brancos plotados no gráfico dos brancos seja um universo de 1000 estudantes; e que o universo dos negros seja apenas 500 estudantes. Ora, fica fácil perceber que 49% de 1000 é 490 estudantes brancos no ensino fundamental; e que isto é muito maior que os 49,1% de 500, 246 estudantes negros na mesma situação. Percebeu?
Portanto sem a informação do universo de cada grupo não conseguimos relacionar uns aos outros. Por isto a alternativa (a) está errada.
Pelo mesmo motivo está errada a alternativa (d): "d) o número de negros em programas de alfabetização de jovens e adultos é quase o dobro do número de brancos".
Dos respectivos gráficos a única coisa que podemos afirmar é que a porcentagem dos alunos negros em programas de alfabetização de jovens e adultos é quase o dobro da porcentagem dos alunos brancos.
Igualmente, é errada a alternativa (b). O que se pode afirmar é que mais da metade dos alunos pardos estão no ensino fundamental.
A unica alternativa quase certa é a (c). Na verdade, menos de um terço dos alunos negros que...[/b]
Medeiros- Grupo
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