Calorimetria
3 participantes
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Calorimetria
Analise as afirmativas a seguir.
I. A equação fundamental da calorimetria é definida a partir de duas grandezas importantíssimas da Termologia, que são a capacidade térmica e o calor específico. II. A capacidade térmica é uma grandeza física que caracteriza a variação de temperatura de um corpo ao receber calor. Esse princípio baseia-se no fato de que todos os corpos comportam-se de forma diferente quando submetidos a uma variação de temperatura.
III. A capacidade térmica é uma propriedade dos corpos, e não das substâncias, ou seja, corpos feitos do mesmo material podem sofrer variações de temperatura diferentes quando submetidos à mesma fonte de calor. Isso acontece porque a variação de temperatura também depende de outro fator: a massa do corpo.
IV. Quanto maior a massa de um corpo, maior a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura.
V. A razão entre a capacidade térmica e a massa é denominada de calor específico. Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa (s)
A) I, II, III, IV e V
B) I, apenas
C) I, II e III, apenas
D) I, II e IV, apena
I. A equação fundamental da calorimetria é definida a partir de duas grandezas importantíssimas da Termologia, que são a capacidade térmica e o calor específico. II. A capacidade térmica é uma grandeza física que caracteriza a variação de temperatura de um corpo ao receber calor. Esse princípio baseia-se no fato de que todos os corpos comportam-se de forma diferente quando submetidos a uma variação de temperatura.
III. A capacidade térmica é uma propriedade dos corpos, e não das substâncias, ou seja, corpos feitos do mesmo material podem sofrer variações de temperatura diferentes quando submetidos à mesma fonte de calor. Isso acontece porque a variação de temperatura também depende de outro fator: a massa do corpo.
IV. Quanto maior a massa de um corpo, maior a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura.
V. A razão entre a capacidade térmica e a massa é denominada de calor específico. Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa (s)
A) I, II, III, IV e V
B) I, apenas
C) I, II e III, apenas
D) I, II e IV, apena
Última edição por Cínthia Brito em Sex 17 Abr 2020, 00:18, editado 3 vez(es)
Cínthia Brito- Iniciante
Re: Calorimetria
Boa tarde,
I -> Q = C. ∆θ, o correto seria a relação entre a capacidade térmica e a variação da temperatura. Falsa
II -> Os corpos podem ser idênticos já que ele disse todos (não incluindo este caso) e sabemos que corpos idênticos comportam-se da mesma forma quando fornecemos energia a eles. Falsa
III -> A capacidade térmica também é expressa por, C = m.c --> quanto mais massa mais energia é necessária para variar a temperatura de um corpo. Correta
IV -> Q = m.c.∆θ, são grandezas diretamente proporcionais. Correta
V -> C = m.c --> c = C / m. Correta
Corretas: III, IV e V
I -> Q = C. ∆θ, o correto seria a relação entre a capacidade térmica e a variação da temperatura. Falsa
II -> Os corpos podem ser idênticos já que ele disse todos (não incluindo este caso) e sabemos que corpos idênticos comportam-se da mesma forma quando fornecemos energia a eles. Falsa
III -> A capacidade térmica também é expressa por, C = m.c --> quanto mais massa mais energia é necessária para variar a temperatura de um corpo. Correta
IV -> Q = m.c.∆θ, são grandezas diretamente proporcionais. Correta
V -> C = m.c --> c = C / m. Correta
Corretas: III, IV e V
Última edição por Emanoel Mendonça em Sex 17 Abr 2020, 10:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
Emanoel Mendonça- Fera
Olá Emanoel. Não entendi o porquê da I e da II estarem corretas.
Na I, como a equação fundamental pode ser definida pelas duas grandezas se para isso uma substituiria a outra na fórmula? Quero dizer, se Q = m.c.∆θ e C =m.c, então Q = C.∆θ.
Eu entendo que as duas se relacionam, mas se separássemos as duas grandezas, teria como obter a equação fundamental a partir da junção delas? Porque por exemplo, se pegarmos C = Q / ∆θ e substituirmos C por m.c não estaríamos "excluindo" a grandeza capacidade térmica?
A segunda também me causou estranheza. A alternativa exclui corpos idênticos?
Na I, como a equação fundamental pode ser definida pelas duas grandezas se para isso uma substituiria a outra na fórmula? Quero dizer, se Q = m.c.∆θ e C =m.c, então Q = C.∆θ.
Eu entendo que as duas se relacionam, mas se separássemos as duas grandezas, teria como obter a equação fundamental a partir da junção delas? Porque por exemplo, se pegarmos C = Q / ∆θ e substituirmos C por m.c não estaríamos "excluindo" a grandeza capacidade térmica?
JMão- Jedi
Opa,JMão escreveu:Olá Emanoel. Não entendi o porquê da I e da II estarem corretas.
Sobre a I é verdade, você está certo, o correto seria a relação entre a capacidade térmica e a variação da temperatura. Sobre a II, confesso que deixei passar o fato que os corpos podem ser idênticos já que ele disse todos, então eles podem ser idênticos, você está certo. Perdoe-me os deslizes, o problema é que agora não há alternativas que se encaixam no nosso gabarito. @Cínthia Brito tem o gabarito ?
Emanoel Mendonça- Fera
É verdade, mas acontece, sem problemas. Vamos esperar pelo gabarito =)
JMão- Jedi
A alternativa correta é a letra D. Eu não havia divulgado o gabarito antes, pois também fiquei bem confusa com esse gabarito e precisava do ponto de vista de outra pessoa.
Cínthia Brito- Iniciante
Discordo do gabarito, com as correções feitas pelo colega Jmão, ficam corretas as afirmativas III, IV e V, mas não há opção nas alternativas, pelo que vejo essa questão foi mal formulada, vou fazer as correções de vermelho no meu primeiro tópico.Cínthia Brito escreveu:A alternativa correta é a letra D. Eu não havia divulgado o gabarito antes, pois também fiquei bem confusa com esse gabarito e precisava do ponto de vista de outra pessoa.
Emanoel Mendonça- Fera
PiR2 :: Física :: Termologia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos