PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calorimetria

3 participantes

Ir para baixo

Calorimetria Empty Calorimetria

Mensagem por Cínthia Brito Qua 15 Abr 2020, 18:34

Analise as afirmativas a seguir.
I. A equação fundamental da calorimetria é definida a partir de duas grandezas importantíssimas da Termologia, que são a capacidade térmica e o calor específico. II. A capacidade térmica é uma grandeza física que caracteriza a variação de temperatura de um corpo ao receber calor. Esse princípio baseia-se no fato de que todos os corpos comportam-se de forma diferente quando submetidos a uma variação de temperatura.
III. A capacidade térmica é uma propriedade dos corpos, e não das substâncias, ou seja, corpos feitos do mesmo material podem sofrer variações de temperatura diferentes quando submetidos à mesma fonte de calor. Isso acontece porque a variação de temperatura também depende de outro fator: a massa do corpo.
IV. Quanto maior a massa de um corpo, maior a quantidade de calor necessária para variar sua temperatura.
V. A razão entre a capacidade térmica e a massa é denominada de calor específico. Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa (s)
A) I, II, III, IV e V
B) I, apenas
C) I, II e III, apenas
D) I, II e IV, apena

Última edição por Cínthia Brito em Sex 17 Abr 2020, 00:18, editado 3 vez(es)

Cínthia Brito
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Calorimetria Empty Re: Calorimetria

Mensagem por Emanoel Mendonça Qui 16 Abr 2020, 17:40

Boa tarde,

I -> Q = C. ∆θ, o correto seria a relação entre a capacidade térmica e a variação da temperatura. Falsa 
II -> Os corpos podem ser idênticos já que ele disse todos (não incluindo este caso) e sabemos que corpos idênticos comportam-se da mesma forma quando fornecemos energia a eles. Falsa
III -> A capacidade térmica também é expressa por, C = m.c --> quanto mais massa mais energia é necessária para variar a temperatura de um corpo. Correta
IV -> Q = m.c.∆θ, são grandezas diretamente proporcionais. Correta 
V -> C = m.c --> c = C / m. Correta

Corretas: III, IV e V

Última edição por Emanoel Mendonça em Sex 17 Abr 2020, 10:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por JMão Qui 16 Abr 2020, 17:59

Olá Emanoel. Não entendi o porquê da I e da II estarem corretas.
Na I, como a equação fundamental pode ser definida pelas duas grandezas se para isso uma substituiria a outra na fórmula? Quero dizer, se Q = m.c.∆θ e C =m.c, então Q = C.∆θ.
Eu entendo que as duas se relacionam, mas se separássemos as duas grandezas, teria como obter a equação fundamental a partir da junção delas? Porque por exemplo, se pegarmos C = Q / ∆θ e substituirmos C por m.c não estaríamos "excluindo" a grandeza capacidade térmica?

A segunda também me causou estranheza. A alternativa exclui corpos idênticos?

JMão
Jedi
Jedi

Mensagem por Emanoel Mendonça Qui 16 Abr 2020, 18:35

JMão escreveu:Olá Emanoel. Não entendi o porquê da I e da II estarem corretas.
Na I, como a equação fundamental pode ser definida pelas duas grandezas se para isso uma substituiria a outra na fórmula? Quero dizer, se Q = m.c.∆θ e C =m.c, então Q = C.∆θ.
Eu entendo que as duas se relacionam, mas se separássemos as duas grandezas, teria como obter a equação fundamental a partir da junção delas? Porque por exemplo, se pegarmos C = Q / ∆θ e substituirmos C por m.c não estaríamos "excluindo" a grandeza capacidade térmica?

A segunda também me causou estranheza. A alternativa exclui corpos idênticos?
Opa,

Sobre a I é verdade, você está certo, o correto seria a relação entre a capacidade térmica e a variação da temperatura. Sobre a II, confesso que deixei passar o fato que os corpos podem ser idênticos já que ele disse todos, então eles podem ser idênticos, você está certo. Perdoe-me os deslizes, o problema é que agora não há alternativas que se encaixam no nosso gabarito. @Cínthia Brito tem o gabarito ?
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por JMão Qui 16 Abr 2020, 18:53

É verdade, mas acontece, sem problemas. Vamos esperar pelo gabarito =)

JMão
Jedi
Jedi

Mensagem por Cínthia Brito Sex 17 Abr 2020, 00:11

A alternativa correta é a letra D. Eu não havia divulgado o gabarito antes, pois também fiquei bem confusa com esse gabarito e precisava do ponto de vista de outra pessoa.

Cínthia Brito
Iniciante

Mensagem por Emanoel Mendonça Sex 17 Abr 2020, 10:01

Cínthia Brito escreveu:A alternativa correta é a letra D. Eu não havia divulgado o gabarito antes, pois também fiquei bem confusa com esse gabarito e precisava do ponto de vista de outra pessoa.
Discordo do gabarito, com as correções feitas pelo colega Jmão, ficam corretas as afirmativas III, IV e V, mas não há opção nas alternativas, pelo que vejo essa questão foi mal formulada, vou fazer as correções de vermelho no meu primeiro tópico.
Emanoel Mendonça
Emanoel Mendonça
Fera
Fera

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo