PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Silício e 4 ligações covalentes normais?

2 participantes

Ir para baixo

Silício e 4 ligações covalentes normais? Empty Silício e 4 ligações covalentes normais?

Mensagem por magnusmanrik Seg 23 Mar 2020, 14:17

Saudações Guerreiros!

CFTPR – Os silicones são polímeros de grande importância industrial. Dependendo do tamanho da molécula do polímero, podem, por exemplo, ser utilizados na fabricação de ceras impermeabilizantes e na confecção de órgãos para a Medicina. A representação da cadeia polimérica é:

Silício e 4 ligações covalentes normais? Sem_tz33

As ligações apresentadas em cada átono de silício e a geometria adotada por esses átomos são, respectivamente:
(a) 4 covalentes normais – plana.
(b) 2 covalentes normais e 2 dativas – tetraédricas.
(c) 4 iônicas – plana.
(d) 4 covalente normais – tetraédrica.
(c) 4 iônicas – tetraédrica.


Estou com dúvida entre a letra "b" e "d". Mas já sei de antemão que o gabarito é "d". Mas gostaria de entender como o silício faz 4 ligações normais, nenhuma delas sendo dativa. Pelo que eu sei (e deve estar errado) o silício tem a seguinte distribuição na sua camada de valência: 3s² 3p⁴. Por este distribuição ele faria só duas ligações valentes, certo? Por que o exercíco dispõe a letra "d" então?
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Silício e 4 ligações covalentes normais? Empty Re: Silício e 4 ligações covalentes normais?

Mensagem por Emanuel Dias Seg 23 Mar 2020, 14:28

Olhe para o os 3 orbitais de valência do Si. Ele necessita de 4 elétrons para completar a valência e emparelhar todos os orbitais. Ele não necessita de expansão do octeto a carga formal nessa estrutura é a menor possível. Ele não precisa de mais elétrons assim como os átomos na qual está ligado. Eu não sei porque vestibulares insistem em diferenciar ligações dativas.




Silício e 4 ligações covalentes normais? Scree274

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Silício e 4 ligações covalentes normais? Empty Re: Silício e 4 ligações covalentes normais?

Mensagem por Emanuel Dias Seg 23 Mar 2020, 14:40

Ah, você cometeu um erro na distribuição eletrônica do Si, cuidado, eu usei a teoria do Atkins e fiz 5 milhões de exercícios até ficar no sangue, depois daquele livro você entende até o porque da tabela periódica ter aquela estética.

____________________________________________
El Álgebra no es más que Geometría y la Geometría no es más que Álgebra abstracta
Sophie Germain

Emanuel Dias
Monitor
Monitor

Mensagens : 1703
Data de inscrição : 15/12/2018
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Silício e 4 ligações covalentes normais? Empty Re: Silício e 4 ligações covalentes normais?

Mensagem por magnusmanrik Seg 23 Mar 2020, 15:16

É verdade, só fui ver agora. Mas esse erro foi um crasso... "Ah... você está querendo justificar seu erro!" Não, foi um erro; mas sabe aqueles de bobeira que passam batido. Então, um desses.
magnusmanrik
magnusmanrik
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2019
Idade : 22
Localização : Minaçu, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Silício e 4 ligações covalentes normais? Empty Re: Silício e 4 ligações covalentes normais?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos