PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação Ecológica UFPR

2 participantes

Ir para baixo

Relação Ecológica UFPR Empty Relação Ecológica UFPR

Mensagem por Pqpereira Qua 06 Nov 2019, 20:08

(UFPR) Para atrair potenciais polinizadores, as plantas comumente armazenam néctar nas suas flores em estruturas específicas chamadas de nectários. Contudo, várias espécies de plantas também podem apresentar nectários longe das flores, os chamados “nectários extraflorais”. Essas estruturas podem ser encontradas em vários locais, como folhas e brotos. Durante a sua procura por alimento, formigas se deparam com esses nectários, passam a se alimentar do néctar produzido, a eles retornando repetidamente. Durante essa atividade, as formigas acabam patrulhando essas plantas e defendendo-as contra potenciais herbívoros, como lagartas e percevejos. Esse tipo de interação entre formigas e plantas com nectários extraflorais pode ser categorizado como:


a) Epifitismo.
b) Mutualismo.
c) Colonialismo.
d) Predação.
e) Parasitismo.


Gabarito: b


Por que B? Pra mim, nenhuma está correta. A relação ecológica existente entre as formigas e os nectários é protocooperação. 
Alguém pode me explicar e dizer o porquê estou errado?
Pqpereira
Pqpereira
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 20/05/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Relação Ecológica UFPR Empty Re: Relação Ecológica UFPR

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 06 Nov 2019, 20:15

Formiga protege a flor. A flor cede alimento a formiga. Mutualismo. A proteção impede que percevejo e lagartas devorem a planta,salvando-a da morte. E a proteção da planta para a formiga,também tira a formiga da morte. Portanto,Mutualismo.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos