ufrgs 2016 português Q21 e Q22
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ufrgs 2016 português Q21 e Q22
Instrução: As questões de 18 a 25 estão relacionadas ao texto abaixo.
01. A variação linguística é uma realidade que,
02. embora razoavelmente bem estudada pela
03. sociolinguística, pela dialetologia e pela
04. linguística histórica, provoca, em geral,
05. reações sociais muito negativas.
06. O senso comum tem escassa percepção de
07. que a língua é um fenômeno heterogêneo,
08. que alberga grande variação e está em
09. mudança contínua. Por isso, costuma
10. folclorizar a variação regional; demoniza a
11. variação social e tende a interpretar as
12. mudanças como sinais de deterioração da
13. língua. O senso comum não se dá bem com a
14. variação linguística e chega, muitas vezes, a
15. explosões de ira e a gestos de grande violência
16. simbólica diante de fatos de variação.
17. Boa parte de uma educação de qualidade
18. tem a ver precisamente com o ensino de língua
19. – um ensino que garanta o domínio das práticas
20. socioculturais de leitura, escrita e fala nos
21. espaços públicos. E esse domínio inclui o das
22. variedades linguísticas historicamente
23. identificadas como as mais próprias a essas
24. práticas – isto é, as variedades escritas e faladas
25. que devem ser identificadas como constitutivas
26. da chamada norma culta. Isso pressupõe,
27. inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio
28. conceito de norma culta e suas efetivas
29. características no Brasil contemporâneo.
30. Parece claro hoje que o domínio dessas
31. variedades caminha junto com o domínio das
32. respectivas práticas socioculturais. Parece
33. claro também, por outro lado, que não se
34. trata apenas de desenvolver uma pedagogia
35. que garanta o domínio das práticas
36. socioculturais e das respectivas variedades
37. linguísticas. Considerando o grau de rejeição
38. social das variedades ditas populares, parece
39. que o que nos desafia é a construção de toda
40. uma cultura escolar aberta à crítica da
41. discriminação pela língua e preparada para
42. combatê-la, o que pressupõe uma adequada
43. compreensão da heterogeneidade linguística
44. do país, sua história social e suas
45. características atuais. Essa compreensão deve
46. alcançar, em primeiro lugar, os próprios
47. educadores e, em seguida, os educandos.
48. Como fazer isso? Como garantir a
49. disseminação dessa cultura na escola e pela
50. escola, considerando que a sociedade em que
51. essa escola existe não reconhece sua cara
52. linguística e não só discrimina impunemente
53. pela língua, como dá sustento explícito a esse
54. tipo de discriminação? Em suma, como construir
55. uma pedagogia da variação linguística?
21. Se a expressão toda uma cultura escolar (l. 39-40) fosse substituída por culturas escolares, quantas outras palavras do período deveriam ser alteradas para fins de concordância?
(A) 01.
(B) 02.
(C) 03.
(D) 04.
(E) 05.
Poderiam explicar? Fiquei muuuuito confuso em como o período ficaria após a substituição
22. Assinale a alternativa em que o sujeito das formas verbais tem o mesmo referente.
(A) tem (l. 06), demoniza (l. 10) e tende (l. 11).
(B) tem (l. 06), está (l. 08) e costuma (l. 09).
(C) alberga (l. 08), está (l. 08) e costuma (l. 09).
(D) alberga (l. 08), dá (l. 13) e chega (l. 14).
(E) está (l. 08), dá (l. 13) e chega (l. 14).
Poderiam explicar essa tb? Não entendi ela
01. A variação linguística é uma realidade que,
02. embora razoavelmente bem estudada pela
03. sociolinguística, pela dialetologia e pela
04. linguística histórica, provoca, em geral,
05. reações sociais muito negativas.
06. O senso comum tem escassa percepção de
07. que a língua é um fenômeno heterogêneo,
08. que alberga grande variação e está em
09. mudança contínua. Por isso, costuma
10. folclorizar a variação regional; demoniza a
11. variação social e tende a interpretar as
12. mudanças como sinais de deterioração da
13. língua. O senso comum não se dá bem com a
14. variação linguística e chega, muitas vezes, a
15. explosões de ira e a gestos de grande violência
16. simbólica diante de fatos de variação.
17. Boa parte de uma educação de qualidade
18. tem a ver precisamente com o ensino de língua
19. – um ensino que garanta o domínio das práticas
20. socioculturais de leitura, escrita e fala nos
21. espaços públicos. E esse domínio inclui o das
22. variedades linguísticas historicamente
23. identificadas como as mais próprias a essas
24. práticas – isto é, as variedades escritas e faladas
25. que devem ser identificadas como constitutivas
26. da chamada norma culta. Isso pressupõe,
27. inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio
28. conceito de norma culta e suas efetivas
29. características no Brasil contemporâneo.
30. Parece claro hoje que o domínio dessas
31. variedades caminha junto com o domínio das
32. respectivas práticas socioculturais. Parece
33. claro também, por outro lado, que não se
34. trata apenas de desenvolver uma pedagogia
35. que garanta o domínio das práticas
36. socioculturais e das respectivas variedades
37. linguísticas. Considerando o grau de rejeição
38. social das variedades ditas populares, parece
39. que o que nos desafia é a construção de toda
40. uma cultura escolar aberta à crítica da
41. discriminação pela língua e preparada para
42. combatê-la, o que pressupõe uma adequada
43. compreensão da heterogeneidade linguística
44. do país, sua história social e suas
45. características atuais. Essa compreensão deve
46. alcançar, em primeiro lugar, os próprios
47. educadores e, em seguida, os educandos.
48. Como fazer isso? Como garantir a
49. disseminação dessa cultura na escola e pela
50. escola, considerando que a sociedade em que
51. essa escola existe não reconhece sua cara
52. linguística e não só discrimina impunemente
53. pela língua, como dá sustento explícito a esse
54. tipo de discriminação? Em suma, como construir
55. uma pedagogia da variação linguística?
21. Se a expressão toda uma cultura escolar (l. 39-40) fosse substituída por culturas escolares, quantas outras palavras do período deveriam ser alteradas para fins de concordância?
(A) 01.
(B) 02.
(C) 03.
(D) 04.
(E) 05.
Poderiam explicar? Fiquei muuuuito confuso em como o período ficaria após a substituição
22. Assinale a alternativa em que o sujeito das formas verbais tem o mesmo referente.
(A) tem (l. 06), demoniza (l. 10) e tende (l. 11).
(B) tem (l. 06), está (l. 08) e costuma (l. 09).
(C) alberga (l. 08), está (l. 08) e costuma (l. 09).
(D) alberga (l. 08), dá (l. 13) e chega (l. 14).
(E) está (l. 08), dá (l. 13) e chega (l. 14).
Poderiam explicar essa tb? Não entendi ela
folettinhomed- Mestre Jedi
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Localização : Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Re: ufrgs 2016 português Q21 e Q22
Olá.. só pode uma pergunta por tópico. Fora isso encontrei a resolução da ufrgs 2016 de português: https://passenaufrgs.com.br/provas/2016/ufrgs-2016-resolucao-portugues.pdf
procure as questões 21 e 22 e veja se já tira suas dúvidas. Se ainda precisar de ajuda comente aqui.
procure as questões 21 e 22 e veja se já tira suas dúvidas. Se ainda precisar de ajuda comente aqui.
dd0123- Estrela Dourada
- Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
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