PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

+3
GBRezende
marcosprb
erasmoCarlos012
7 participantes

Ir para baixo

Resolvido duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por erasmoCarlos012 Sex 13 Set 2019, 22:12

Olá meus confederados, eu comecei a estudar para o vestibular do ita no incio do ano, contudo foi "apenas" lendo livros do ensino médio e algumas apostilas. Eu queria ingressar num preparatório pra complementar, porém na minha cidade não existe um preparatório, logo resolvi estudar via cursinho online. Após algumas horas de pesquisa fiquei na duvida entre o Farias Brito Online, Kuadro ou Promilitares. Qual vocês me recomendam? e se já tiveram alguma experiência com algum deles compartilhem ai.


Última edição por erasmoCarlos012 em Sáb 14 Set 2019, 22:07, editado 1 vez(es)

erasmoCarlos012
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2019
Idade : 22
Localização : Marituba, Pará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por marcosprb Sex 13 Set 2019, 23:33

Olá. Seja bem vindo.
Logo que conheci o vestibular do ITA(em 2017), decidi estudar pelo Kuadro. Para mim foi uma experiência bem ruim pelo fato de ter uma base fraca e por causa de uma metodologia um tanto quanto estranha de ensino do Kuadro.
Por exemplo, na parte de matemática-no módulo de conjuntos- as aulas teóricas eram bem nível enem. Nada falando sobre princípio da inclusão-exclusão, leis de De Morgan. Entretanto, a lista de exercício nível 1 já começava com exercícios de vestibulares tradicionais e as listas nivel 2, 3 já eram exercícios do ITA. É sem sentido, uma vez que quem tem base para resolver esse tipo de exercício não precisa assistir aulas nível Enem, e quem está no nível das aulas Enem não consegue resolver os exercícios. Infelizmente isso se repetia com as outras matérias. A orientação pedagógica também era meio balela. Não servia para muita coisa.  Já os pontos positivos eram as aulas de linguagens e a correção das redações que era detalhada e você podia enviar quantas quiser.

O curso do Farias Brito já me parece ser totalmente diferente. Pelo que assisti, as aulas teóricas são bem completas, e expoem a teoria de modo detalhado e profundo, além das listas de exercícios de alto nível. Sugiro que acesse o site, da pra assistir as primeiras aulas gratuitamente. Acredito que seja necessário ter uma base para acompanhar bem as aulas, visto que a monitoria não parece ser muito eficiente e nem todas as questões das listas tem resolução.

Não conheço bem o Promilitares, mas sinceramente, nunca ouvi muita gente elogiando também.

Não sei como está sua base, mas caso você ainda esteja no nível de embasamento recomendo fortemente os cursos de física e química da Vestcursos. O curso de química chega próximo do nível ITA (Sendo que o professor Alexandre está para lançar um novo curso focado no ITA) e o curso de física irá te dar um excelente embasamento. A maior vantagem da Vestcursos é o contato direto com os professores pelo telegram, de modo que você vai conversar diretamente com o professor que produziu as aulas e escreveu a apostila do curso.

marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 825
Data de inscrição : 08/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por GBRezende Sáb 14 Set 2019, 01:34

Olá. Resposta curta, pra mim o único curso online que vale a pena é a vestcursos. Acho que pouca gente tem tanto conhecimento de causa nesse assunto quanto eu, e te explico o pq. O que um curso online pode ter de melhor que um curso presencial, é um sistema de monitoria online. É a parte mais importante. Vc está vendo aulas em casa sozinho, vc não tem como interromper o professor, então o curso TEM que te proporcionar uma forma de tirar dúvidas após assistir a aula, correto? Mas a realidade é que os únicos cursos que tem uma monitoria minimamente funcional é a vestcursos e o Kuadro, e a monitoria da vest é melhor(já explico o pq), e o Kuadro tem outros problemas(o marcos explicou alguns bem).

Sem papas na lingua... vou dar como exemplo o promilitares, mas serve para todos os outros cursos online sem ser vest e Kuadro. Pra começar, eles usam sistema de aulas online ao vivo(que é simplesmente refazer a aula já gravada e salva no site) e monitoria ao vivo, com um calendário que vc vai seguir. Digamos que semana 1 vc teve aula de Conjuntos. Na semana 1, dois dias dps, vai ter a monitoria de Conjuntos, e talvez na semana que vem tenha outra. Depois disso, já era. Se você assinou o curso online em outra época, já era. Mesmo se vc estiver acompanhando o calendário, mas não tem como estar online lá na hora da monitoria, ja era. E o "monitor" é um graduando de Eng ou Mat Aplic, não o professor que dá a aula. Se vc ficou com alguma dúvida, o curso não te proporciona um jeito de sanar ela, principalmente se vc está usando as aulas gravadas ao invés de acompanhar ao vivo

Em contrapartida, o Kuadro tem um sistema de monitoria que funciona como um fórum tipo o pir2. Vc pode postar dúvida de qualquer questão. Porém, os monitores ñ são professores, são graduandos do ITA, e eles não respondem muito rápido. Mas como está pagando, vc pode se alongar na dúvida o qnt quiser. Porém todo o resto no Kuadro tirando as listas é simplesmente horroroso.  
Já na vest, é bem simples. Você tem as aulas gravadas, e você tem os grupos do Telegram. Os professores que gravaram as aulas estão nos grupos e eles msm tiram suas dúvidas, fim. Não é que eu acho isso incrível - é simplesmente o mínimo que qlqr curso online deveria fornecer. As aulas são boas e tem apostilas bem completas. O curso de física e química particularmente são os melhores.

Acredito que o único ponto negativo é que você não vai chegar nível ITA APENAS com as aulas da vest. Mas sendo realista, tb ñ vai com nenhum outro curso online. Mesmo em curso presencial, tirando Poliedro e outros top, só com o curso vc ñ sai nivelado pra passar no ITA. Após o curso vc tem um processo de pegar provas anteriores e refazer, e usa o material do curso(online ou presencial) como referência. Pelo menos no curso online vc pode rever a aula daquele assunto que esqueceu, ou postar no telegram sua dúvida. No mais, se você ainda não tá lá, entra no grupo Rumo ao ITA no facebook, lá você vai conseguir outras opiniões sobre td relacionado À passar no ITA.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por SnoopLy Sáb 14 Set 2019, 10:52

Se você não tem uma base decente, a vestcursos, olhando num contexto que engloba todas as matérias, é mais suave de começar.

Em relação à algumas afirmações do GBRezende,

"O que um curso online pode ter de melhor que um curso presencial, é um sistema de monitoria online. É a parte mais importante"
Discordo. Isso não é o mais importante pra um autodidata

"Acredito que o único ponto negativo é que você não vai chegar nível ITA APENAS com as aulas da vest. Mas sendo realista, tb ñ vai com nenhum outro curso online"

Farias Brito mantém um alto padrão nas aulas, dá pra chegar num nível IME/ITA sim, também é interessante usar livros bons junto ao curso, por exemplo os livros indianos, que são muito superiores aos livros aqui no Brasil. Alguns dos únicos livros que possam ser considerados, na minha opinião, bons aqui no Brasil são os dois livros do Renato Brito de Mecânica, que é basicamente uma cópia dos livros Indianos,

Em algumas coisas no FB, chegam a ser com um nível mais alto do que o próprio ITA/IME cobram, por exemplo: as aulas de movimento circular usando Cálculo Vetorial, aulas de Eletricidade usando equação diferencial, e algumas aulas de química(que tem um alto padrão também).

Enfim, não vou me prolongar muito nisso. Foi só pra apresentar um outro ponto de vista
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por Nickds12 Sáb 14 Set 2019, 11:20

Duvido muito que qualquer curso coloque alguém no nível ITA/IME.

Pode englobar conteúdo nível IME/ITA, mas isso não quer dizer que deixe alguém capaz de resolver as questões.

Conteúdo de cálculo do ponto de vista da abstração não quer dizer que está acima do nível ITA/IME quando em nível teórico.

Portanto, eu recomendo fazer todas as questões de vestibulares militares que você puder. E só entrar em um curso como esse se tiver a opção de perguntar ao professor o que você quer. Aí você pergunta só as pedradas mesmo que você encontrou e não resolveu.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por erasmoCarlos012 Sáb 14 Set 2019, 22:07

Muito obrigado a todos pelas respostas, me ajudaram muito a decidir e me planejar melhor!

erasmoCarlos012
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2019
Idade : 22
Localização : Marituba, Pará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por GBRezende Dom 15 Set 2019, 19:09

Em matemática, os livros do Caio Guimarães são sensacionais também.
GBRezende
GBRezende
Jedi
Jedi

Mensagens : 227
Data de inscrição : 18/10/2017
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por Faxineiro do ITA Sex 20 Set 2019, 00:07

Resposta mais curta ainda, faz o básico e exercita com prova antiga e simulados. E só um adendo, aluno Ita/ime ele faz a "mágica" com as ferramentas que tem. Ou seja, não é porque te ensinaram só básico de conjuntos que você não consegue responder algo mais complexo. O cursinho está mais do que certo em te propor exercícios dessa maneira pois te fará pensar de maneira analítica. E é isso que um vestibular pede te propondo em 4h~5h problemas originais e abstratos.

Faxineiro do ITA
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 192
Data de inscrição : 25/04/2017
Idade : 33
Localização : São José Dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por dd0123 Sáb 28 Set 2019, 15:36

E vcs já deram uma olhada no Percurso pré-vestibular? sla, parece bom.. eu ainda não vi ninguém comentar sobre esse preparatório aqui no fórum
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: duvida sobre qual preparatório online escolher(pro ita)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos