Determinante da Matriz
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Determinante da Matriz
Encontre o determinante da seguinte matriz, usando operações elementares para transformá-las em matrizes superiores:
\begin{pmatrix}
-2 &-3 &-1 &-2 \\
-1& 0& 1& -2\\
-3& -1& -4& 1\\
-2& 2& -3& -1
\end{pmatrix}
-2 &-3 &-1 &-2 \\
-1& 0& 1& -2\\
-3& -1& -4& 1\\
-2& 2& -3& -1
\end{pmatrix}
- Spoiler:
- -55
Última edição por melissa_miranda em Qui 12 Set 2019, 16:23, editado 1 vez(es)
melissa_miranda- Recebeu o sabre de luz
Re: Determinante da Matriz
Use o Teorema de Chió. Escolha um "1" (pode ser aquele em 3x4) e aplique o teorema.
Vc também pode usar o Teorema de Jacobi e fazer escalonamento. Pode transformar em uma matriz triangular superior (será que é isso que a questão pediu?)
Vc também pode usar o Teorema de Laplace.
Eu resolvi com o Teorema de Chió.
Vc também pode usar o Teorema de Jacobi e fazer escalonamento. Pode transformar em uma matriz triangular superior (será que é isso que a questão pediu?)
Vc também pode usar o Teorema de Laplace.
Eu resolvi com o Teorema de Chió.
Mathematicien- Mestre Jedi
Agradeço pelo comentário, porém eu gostaria de um dica da resolução em si. Tentei resolver de acordo com o enunciado, várias alternativas conseguir chegar no resultado. Entretanto, não essa...
Desculpe, mas não entendi o que vc quer dizer. Vc quer me dizer que não conseguiu encontrar -55 como resultado? Ou que vc encontrou -55, mas não seguindo o enunciado?
Não encontrei -55 como resultado.
É possível (e acho que é isso que o enunciado pede) usar o Teorema de Jacobi e também chegar à resposta ao multiplicar a diagonal principal. Pessoalmente não gosto. A técnica chama-se "escalonamento".
A lógica seria vc ir transformando toda a metade triangular de cima ou de baixo em zeros. Multiplica uma fila por uma constante e soma em outra. O resultado disso irá na própria fila que vc somou. E aí vc pode ir jogando o quebra-cabeça até zerar tudo em cima ou tudo embaixo. Só que é tanto passo que acho mais prático simplesmente aplicar Chió (como na imagem) e achar logo o resultado.
Última edição por Mathematicien em Qui 12 Set 2019, 16:34, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Consertei o sinal, que estava errado, e mais a palavra "subtraído")
Olá, utilizei a regra de Laplace, calculando a determinante pela soma da de terminante dos cofatores, desculpe-me a má organização, mas qualquer dúvida tamo ai!
OBS> O número que coloquei multiplicando em cima do "44", do "-33" e ao lado do "-11" é o próprio termo da matriz, eu acabei me esquecendo de colocá-lo multiplicando no início.
OBS> O número que coloquei multiplicando em cima do "44", do "-33" e ao lado do "-11" é o próprio termo da matriz, eu acabei me esquecendo de colocá-lo multiplicando no início.
SanchesCM- Jedi
Grata pelas respostas!