PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Século XIX Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Século XIX Brasil

Mensagem por dd0123 Qui 08 Ago 2019, 17:05

No Brasil, a expansão cafeeira, na segunda metade do século XIX, pode ser identificada a partir das seguintes características:
a) Expansão do consumo externo, progressos técnicos, abertura de créditos, desenvolvimento das ferrovias e introdução da mão-de-obra escrava;
b) Expansão das áreas cultivadas na Província Fluminense, tráfico interprovincial de escravos, avanços tecnológicos, créditos externos e maior consumo interno;
c) Expansão ferroviária, crescimento do Oeste Novo paulista, aumento do tráfico negreiro, maior consumo interno e externo e chegada dos imigrantes;
d) Incentivos estatais à produção, créditos do Banco do Brasil, introdução do trabalho livre, desenvolvimento ferroviário e aumento das áreas cultivadas em Minas Gerais;
e) Substituição do escravo pelo imigrante, capitais ingleses, introdução de máquinas modernas, elevação dos preços e rápida urbanização.

resposta: Achei os gabaritos B e E, porém eu achei que era a C.. Qual o correto? E poderia por favor justificar os erros das demais alternativas? 

Grato desde já  Surprised

Última edição por dd0123 em Qui 08 Ago 2019, 18:03, editado 1 vez(es)
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Século XIX Brasil

Mensagem por SanchesCM Qui 08 Ago 2019, 17:23

A) A mão-de-obra escrava havia sido abolida

C) Acredito que o erro estaria em dizer que aumentou o tráfico negreiro. Após a lei Eusébio de Queiroz, houve um aumento exponencial no preço e no tráfico INTERNO, mas isso é algo que a questão não especifica muito e, acredito que esteja se referindo ao âmbito do tráfico internacional.

D) Não sei se é certo dizer que não houve uma expansão dessas áreas, porém, falando de uma área de cultivo realmente significativa para a época, tem-se como destaque apenas o Vale do Rio Paraíba (RJ) e sua expansão à SP.
E) O erro está em dizer que houve o uso de máquinas modernas. A maquinização do campo, no Brasil, deu-se muito posteriormente, mais ou menos na década de 60.

B) A b, ao meu ver, é a que melhor se enquadra como resposta. Fala-se da expansão da área cultivada no RJ (Vale do R.P , que eu mencionei há pouco), tráfico entre as províncias de escravo, por conta da Lei Eusébio de Queiroz, que restringiu por completo o abastecimento da mão-de-obra escrava, etc.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo