PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pronome adjetivo X Artigo indefinido

2 participantes

Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por Rovans Dom 14 Jul 2019, 10:54

Olá, estou com certa dúvida sobre artigo indef X pronome adj
Algum homem / um homem bacana,bacana será.Qual é difrença de algum(pron adj indef) e um(artigo ind)?

Ex: Certo homem ... sei q certo , nesse caso , é pronome indef adj ,mas pq ñ pode ser um artigo indefinido???(já q ambas classes estariam indeterminando o substantivo; qual razão para ñ poder dizer que "certo" e outros pronomes adj não sejam somente  chamados de artigo indef ???
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Re: Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por SanchesCM Dom 14 Jul 2019, 12:29

Olá,

Os únicos artigos indefinidos existentes são "um,uns,uma(s)" e suas variações quando é precedido pela preposição "em": "nuns,numas" ou pelo "de". Logo, algum, certo e outros pronomes indefinidos nunca serão considerados artigos.

Via de regra, quando "um,uns,uma,umas" desempenham o papel de pronome indefinido, eles aparecem substituindo um substantivo que já foi dito anteriormente e, na maioria dos casos, vem acompanhado do pronome outro. Um exemplo bem clássico disso é:

Convidei muitas pessoas ao meu casamento. Umas apareceram, outras não.

Além disso, os pronomes indefinidos só se referem a 3ª PESSOA DO DISCURSO.

Não sei se fui tão claro, mas qualquer coisa é só falar Smile
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Re: Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por Rovans Dom 14 Jul 2019, 12:44

A frase q vc citou são pron SUBST indef "!Umas apareceram, outras não "
Essa parte até entendo , mas oq tá me deixando em dúvida é isto: únicos artigos indefinidos existentes são "um,uns,uma(s)
Se eu falasse:
Certo homem sábio, sábio será( pronome)
Um homem sábio , sábio será( artigo indef )
As duas têm sentido vago,impreciso,relacionam-se com subst  e ,ao meu ver, ñ tem muita diferença de sentido....

Então pq Certo ñ poderia ser um artigo indef?Oq ele(e todos outros pron adjs indef)  fazm  nesse mundo de  diferente do artig indef  para ñ ser incluido na lista deste???

Ou também, pq existir artigo indef se o pronome adj indef já exerce a mesma função? /há alguma  diferença entre as duas frases para ocorrer tal diferenciação??

Vc falou "...Logo, algum, certo e outros pronomes indefinidos nunca serão considerados artigos"[ eles ñ são considerados artigo pq ñ estão na lista e só?qual o motivo de ñ estarem na lista / oq difere um do outro ?

[ach q agr ficou + claro]


Última edição por Rovans em Dom 14 Jul 2019, 12:55, editado 1 vez(es)
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Re: Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por SanchesCM Dom 14 Jul 2019, 12:52

Cara, uma das maiores diferenças é em relação ao pronome sempre se referir à 3a pessoa do discurso, mas no campo semântico, pelo menos ao meu ver, o sentido dos dois é o mesmo, é essa coisa vaga e generalizada, a diferença em si não está no significado, mas no uso em si de cada um que é diferente. Confesso pra ti que fiquei um tanto quanto confuso agora, pq entendi o motivo de sua dúvida, se eu chegar a alguma outra conclusão te falo.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Re: Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por Rovans Dom 14 Jul 2019, 13:08

" fiquei um tanto quanto confuso agora ". Eh kkkk
 ."...se eu chegar a alguma outra conclusão te falo". Jaé ;D

Dei uma editada dpois botando isto :
Vc falou "...Logo,.." Só pra completar o sentido , ñ sei se vc viu.
Mas enfim, estamos no msm barco de confusão.Obrigado por tentar ajudar  : p
Se alguém tiver alguma ideia/puder complementar ,ficarei grato !
Rovans
Rovans
Jedi
Jedi

Mensagens : 230
Data de inscrição : 09/11/2017
Idade : 34
Localização : Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Pronome adjetivo X Artigo indefinido Empty Re: Pronome adjetivo X Artigo indefinido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos