Reação De Substituição
2 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Reação De Substituição
(UFF/2000) Os fenóis são compostos orgânicos oxigenados. Muitos são utilizados como desinfetantes para uso doméstico e alguns são os principais constituintes do carvão mineral. Indica-se, a seguir, as estruturas de componentes do carvão mineral, alguns dos quais estão presentes no desinfetante conhecido por "creolina".
Considere a reação:
Nesta reação, os produtos principais são os que apresentam suas estruturas indicadas por:
a) I e II d) II e IV
b) I e IV e) III e IV
c) II e III
Eu sabia que não podia ser a I, mas não sei qual tipo das outras 3 poderia ser formado, para mim podiam ser todas elas
Considere a reação:
Nesta reação, os produtos principais são os que apresentam suas estruturas indicadas por:
a) I e II d) II e IV
b) I e IV e) III e IV
c) II e III
Eu sabia que não podia ser a I, mas não sei qual tipo das outras 3 poderia ser formado, para mim podiam ser todas elas
- RESPOSTA:
- Letra D - II e IV
Última edição por taynaravidi em Qui 04 Jul 2019, 11:50, editado 1 vez(es)
taynaravidi- Iniciante
Re: Reação De Substituição
Se trata de dirigência em aromáticos (Orto-para-dirigentes). Quando um átomo ou grupo de átomos ligado ao anel benzênico é constituido apenas por ligações simples, os produtos formados serão um na posição orto ( ll ) e outro na posição para (lV). Os hidrogênios que foram substituidos do anel ligam-se ao Cl para formar 2HCl.
O item (lll) não poderia ser pois se trata da posição meta-dirigente, o qual é formada quando um átomo ou grupo de átomo ligado ao anel benzênico é constituido de uma ligação dupla, tripla ou dativa.
O item (lll) não poderia ser pois se trata da posição meta-dirigente, o qual é formada quando um átomo ou grupo de átomo ligado ao anel benzênico é constituido de uma ligação dupla, tripla ou dativa.
Gabriel Paião.- Iniciante