Dinamômetro Saraeva
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Dinamômetro Saraeva
(Saraeva 85) Uma corda é colocada em duas roldanas fixas e em seus extremos colocam-se pratos com pesos P = 30N em cada um. A corda entre as roldanas foi cortada e amarrada a um dinamômetro. Que mostra o dinamômetro? Que peso P1 deve adicionar-se a um dos pratos, para que a leitura do dinamômetro não varie, logo após ter-se tirada do outro prato um peso P2 = 10N? As massas dos pratos das roldanas, da corda e do dinamômetro desprezam-se.
Eu não compreendo como realizaria essa questão por não saber de fato como funciona um dinamômetro, ainda não vi questões parecidas com essa e não faço ideia de como resolver.
Gabarito: 30N
Eu não compreendo como realizaria essa questão por não saber de fato como funciona um dinamômetro, ainda não vi questões parecidas com essa e não faço ideia de como resolver.
Gabarito: 30N
Última edição por André Patricio de Sousa em Sáb 09 Mar 2019, 16:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acabei me esquecendo de colocar o gabarito)
André Patricio de Sousa- Iniciante
Re: Dinamômetro Saraeva
A tensão na corda do lado esquerdo vale 30 N e na do lado direito vale 30 N
Esta é a tensão indicada no dinamômetro.
Para entender porque:
Prenda uma ponta de uma corda numa parede e prenda a outra ponta num dinamômetro.
Com outra corda igual, prenda uma ponta no outro lado do dinamômetro e a outra ponta fica na sua mão.
Mantenha o conjunto na horizontal e faça uma força de 30 N na corda que está na sua mão.
Qual é a força que registra o dinamômetro? Obviamente é 30 N, que é a força que você exerce.
Acontece que a parede também exerce uma força de 30 N sobre a sua corda (lei da ação e reação), com sentido oposto à sua força.
Seria um absurdo dizer que o dinamômetro registra 30 - 30 = 0 !!!!
O mesmo acontece com as duas roldanas.
Esta é a tensão indicada no dinamômetro.
Para entender porque:
Prenda uma ponta de uma corda numa parede e prenda a outra ponta num dinamômetro.
Com outra corda igual, prenda uma ponta no outro lado do dinamômetro e a outra ponta fica na sua mão.
Mantenha o conjunto na horizontal e faça uma força de 30 N na corda que está na sua mão.
Qual é a força que registra o dinamômetro? Obviamente é 30 N, que é a força que você exerce.
Acontece que a parede também exerce uma força de 30 N sobre a sua corda (lei da ação e reação), com sentido oposto à sua força.
Seria um absurdo dizer que o dinamômetro registra 30 - 30 = 0 !!!!
O mesmo acontece com as duas roldanas.
Elcioschin- Grande Mestre
Fico muito grato pela resposta Mestre, eu consegui seguir o raciocínio
Porém na questão em si nós temos, pelo que compreendi, um retirada de 10N em peso de um dos pratos, mas como eu descobriria que se eu colocasse os 30N (do gabarito) em qualquer prato o dinamômetro não variaria os 30N marcados inicialmente?
Essa sim é minha maior duvida
Porém na questão em si nós temos, pelo que compreendi, um retirada de 10N em peso de um dos pratos, mas como eu descobriria que se eu colocasse os 30N (do gabarito) em qualquer prato o dinamômetro não variaria os 30N marcados inicialmente?
Essa sim é minha maior duvida
Existem duas perguntas no enunciado.
Eu respondi a letra a) cujo gabarito é 30 N
Qual é o gabarito da b) ?
Eu respondi a letra a) cujo gabarito é 30 N
Qual é o gabarito da b) ?
Elcioschin- Grande Mestre
Infelizmente não possuo o gabarito pela letra B, até cheguei a achar que os 30N respondessem ela por falta de atenção minha, e não consigo pensar em um valor que não seja acrescentar novamente 10N para que ele volte ao equilíbrio inicial.
Também pensei ser mais 10N, alguém pode nos ajudar? Você descobriu como resolver André? Obgda Mestre.
Ana Beatriz Braúna- Iniciante
Na verdade a resposta da letra B é 30N, acabei de ver aqui no livro.
Meu entendimento do exercício foi esse:
A letra A, conforme o mestre explicou, apresenta indicação de tração de 30N.
Na letra B, a ideia é que essa indição não varie, logo, retirando 10N de um prato (ele fica com 20N) e a corda apresentando tração de 30N ele irá acelerar para cima:
T - Pa = m.a
30N - 20N = 20N/g . a
10N = 20N/g . a
a = g/2
Pelo vinculo geométrico (a corda é a mesma), a aceleração do outro bloco também será de g/2, contudo, para baixo. Logo:
Pb - T = m.a
Lembre que o peso será 30N mais o adicional:
(30 + P1)N - 30N = (30 + P1)N/g . g/2
30N + P1 - 30N = (30N + P1)/2
2P1 = 30N + P1
P1 = 30N.
Observação: Colocar 10N de volta traria de volta o equilíbrio inicial proposto, afinal voltariamos a ter 30N em cada lado, o que o enunciado pede, no entanto, é que a indicação do dinamometro não varia (ou seja a tração na corda), colocando um peso no outro lado.
Segue uma solução original (em espanhol) que encontrei na internet:
Meu entendimento do exercício foi esse:
A letra A, conforme o mestre explicou, apresenta indicação de tração de 30N.
Na letra B, a ideia é que essa indição não varie, logo, retirando 10N de um prato (ele fica com 20N) e a corda apresentando tração de 30N ele irá acelerar para cima:
T - Pa = m.a
30N - 20N = 20N/g . a
10N = 20N/g . a
a = g/2
Pelo vinculo geométrico (a corda é a mesma), a aceleração do outro bloco também será de g/2, contudo, para baixo. Logo:
Pb - T = m.a
Lembre que o peso será 30N mais o adicional:
(30 + P1)N - 30N = (30 + P1)N/g . g/2
30N + P1 - 30N = (30N + P1)/2
2P1 = 30N + P1
P1 = 30N.
Observação: Colocar 10N de volta traria de volta o equilíbrio inicial proposto, afinal voltariamos a ter 30N em cada lado, o que o enunciado pede, no entanto, é que a indicação do dinamometro não varia (ou seja a tração na corda), colocando um peso no outro lado.
Segue uma solução original (em espanhol) que encontrei na internet:
Armando Vieira- Mestre Jedi
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos