PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual curso fazer?

3 participantes

Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Qual curso fazer?

Mensagem por a.n.n Ter 15 Jan 2019, 13:59

Boa tarde. Primeiramente irei explicar a minha situação, terminei o 3ºEM no ano passado, e decidi estudar sozinha esse ano. Passei uns 3 anos (9ºano-2ºEM) pensando em fazer Engenharia (só estava em dúvida de qual), contudo muitas pessoas próximas diziam que o desemprego era certo para profissionais desta área, pois isso abandonei a idéia de fazer tal curso (no 2ºEM, quanto tinha decidido fazer mecânica), juntamente com isso tinha uma forte idéia de que eu não era boa o suficiente para fazer exatas, tinha medo de saber pouco, ou ser horrível,etc.  Além disso, não tinha aquele desejo enorme de saber como, por exemplo, um avião era feito. Bom, desistindo do curso, fiquei perdida, isso no final do 2º, já no inicio do 3º todos os professores perguntavam que curso pretendia fazer, apos imprimir e riscar a maioria dos cursos disponíveis, restou psicologia, fiquei com essa idéia por uns meses, até que conversei com uma prof., que me disse que aquele curso não era a minha cara, e não era mesmo, apenas tinha desistido de procurar. Vendo alguns vídeos, acabei conhecendo a biomedicina, que me apaixonei (principalmente pela área de pesquisa e perícia), pesquisei muito sobre biomedicina, e vi que esse seria o meu curso ideal, passei no vestibular (novembro) e um dia antes do prazo da matricula acabar, meus pais conversaram comigo, e falaram que medicina seria melhor, que vários conhecidos fizeram biomed e não ganham um bom salário e não trabalham com o que queriam. Desisti de biomed, e agora estou tentado medicina, contudo não me vejo atuando nisso, mesmo tendo gostado um pouco de psiquiatria e genética, preciso fazer 6 anos de um curso que não me agrada, não gostaria de ir em hospitais, etc. Não sei se um dia irei mudar, porém atualmente não gosto de pensar em trabalhar em um lugar que demande de mim tanto contato pessoal, sabe? minha timidez seria confundida com frescura ou pensamento de superioridade, atos que não devem ser de um profissional que esta lá para cuidar das pessoas, ter empatia e ajudá-las. 
Ademais, cursos de humanas estão fora da minha lista de possibilidades.
// Já fiz vários testes vocativos, porém os resultados nunca são iguais ou apresentam cursos que realmente não gosto //
Enfim, estou perdida. 

Como vocês escolheram qual área seguir e qual curso fazer?
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por Giovana Martins Ter 15 Jan 2019, 14:36

Olha, eu passei boa parte do ensino médio achando que eu iria cursar engenharia civil até que certa vez eu olhei a grade curricular, a qual me desanimou muito a ponto de atualmente eu ter uma certa aversão ao curso. Daí eu fui procurar outro curso e achei engenharia mecânica, a qual, na minha opinião, tem uma grade curricular bastante completa e com matérias que fazem mais o meu estilo. Mesmo eu sabendo que a engenharia tem um mercado saturado, na minha opinião, se você for um bom profissional você não ficará desempregado, além do fato de que um engenheiro tem um campo de atuação interessante para o caso de você não querer trabalhar com engenharia de fato (como é o meu caso. Eu pretendo trabalhar com termodinâmica computacional ou no mercado financeiro). Eu não nego que o fator financeiro tenha tido uma parcela de contribuição na minha escolha, mas isso não foi o ponto primordial da escolha, afinal, engenharia já não dá mais tanto dinheiro assim. Um outro fator que me ajudou na escolha é que minha irmã faz engenharia mecânica e ela me informou sobre como é o curso e tudo mais.

Em termos de personalidade, talvez eu seja um pouco parecida com você, até porque eu sou bastante tímida a ponto de não conseguir desenvolver uma conversa fluída com pessoas que eu não conheço, o que é um pouco complicado no mercado de trabalho. Eu penso que, se no meu futuro emprego eu tiver uma sala para mim sem que eu precise me comunicar pessoalmente com outras pessoas, eu já estaria feliz hahahaha

Quanto a sua situação, eu acho que o curso que você curte você já sabe. Biomedicina. Se você não se importar em não ganhar tão bem assim, o que você perderia fazendo biomedicina? Agora a ideia de que talvez você não trabalhe com o que você gosta mesmo você fazendo o curso que você gosta, talvez isso seja verdade. Eu nunca trabalhei, então talvez eu esteja falando besteira, mas eu acho que dificilmente alguém consegue trabalhar com o que gosta. Pelas coisas que eu leio parece que atualmente o mercado de trabalho busca um profissional polivalente porque isso facilita na hora de remanejar esse profissional para outras áreas, não atoa que é bem comum você ver um engenheiro trabalhando como analista.


Última edição por Giovana Martins em Ter 15 Jan 2019, 14:43, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7521
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por _Arthur_ Ter 15 Jan 2019, 14:41

Faça biomedicina e, posteriormente, passe no concurso para Perito Criminal da Polícia Federal na área de biomedicina. Salário inicial: cerca de 22 mil reais.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por a.n.n Ter 15 Jan 2019, 15:20

_Arthur_ escreveu:Faça biomedicina e, posteriormente, passe no concurso para Perito Criminal da Polícia Federal na área de biomedicina. Salário inicial: cerca de 22 mil reais.
Nos meses em que pensei em fazer Biomed, essa era a minha meta, outrossim o salário da pericia estadual é relativamente alto, uns 13 mil por 40h/semana.
Após falar sobre com meus pais, eles disseram como isso era um sonho impossível, que na verdade é. Pense assim, estou colocando que depois de 4 anos da faculdade de biomed, e uns 1 e 1/2 de pós-graduação, terá um concurso aberto para pericia, com vaga para biomed. Isso fez com que esse projeto torna-se apenas um sonho, que seria difícil de realizar, e o melhor seria fazer uma boa pós, mestrado, etc, investir na área de pesquisa, ou outra coisa. Não sonhar que teria um emprego com um salário relativamente alto, pois a média salarial de biomed é uns 1500, e ainda há a grande possibilidade de eu mudar de idéia. ( escrevendo tudo isso me fez perceber o quão preocupada sou Shocked )
 Muito obrigada por responder. Tenha uma boa tarde.
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por a.n.n Ter 15 Jan 2019, 15:43

Giovana Martins escreveu: Se você não se importar em não ganhar tão bem assim, o que você perderia fazendo biomedicina? Agora a ideia de que talvez você não trabalhe com o que você gosta mesmo você fazendo o curso que você gosta, talvez isso seja verdade. Eu nunca trabalhei, então talvez eu esteja falando besteira, mas eu acho que dificilmente alguém consegue trabalhar com o que gosta. Pelas coisas que eu leio parece que atualmente o mercado de trabalho busca um profissional polivalente porque isso facilita na hora de remanejar esse profissional para outras áreas, não atoa que é bem comum você ver um engenheiro trabalhando como analista.
Essa, sem dúvidas, é a parte principal. Se eu ganhasse pouco fazendo algo que gosto, não seria um problema. Contudo, acredito que esteja certa.
Muito obrigada por responder. Tenha uma boa tarde.
a.n.n
a.n.n
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 181
Data de inscrição : 11/08/2017
Idade : 22
Localização : SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por Giovana Martins Ter 15 Jan 2019, 16:45

Disponha.

____________________________________________
Forefathers, one and all… Bear witness!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7521
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Qual curso fazer? Empty Re: Qual curso fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos