PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acentuação gráfica

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Acentuação gráfica

Mensagem por Felipe Dias Soares Sex 14 Dez 2018, 21:50

(UEPG/2017)
Passe livre?
Os turistas que chegam a Boston, nos Estados Unidos, têm uma agradável surpresa: uma viagem na Silver Line, o corredor de ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade, sai de graça. Mas a tarifa zero só vale para quem embarca no próprio aeroporto: passageiros regulares pagam US$ 2,65. A ideia é dar uma espécie de “boas vindas” aos visitantes. A 7,5 mil quilômetros de Boston, a cidade de Agudos, no interior de São Paulo, tem passe livre integral. Todo mês o prefeito aplica R$ 120 mil na rede de 16 ônibus da cidade e só isso já garante o deslocamento de toda a população.
“Considero possível a tarifa zero em qualquer cidade. Mas trata-se de uma medida que demanda reestruturação tributária nos municípios”, diz Paulo Cesar Marques da Silva, especialista em mobilidade da Universidade de Brasília. A aplicação de impostos progressivos, cuja alíquota aumenta conforme a renda do contribuinte é uma possibilidade. Outra, segundo Paulo, é “a taxação pelo uso do automóvel, seja em estacionamentos públicos, seja pela circulação”. O pedágio urbano se tornou famoso após sua implantação em Londres: em dez anos, reduziu em 21% a presença de carros no centro da cidade.
“Precisamos de modelos de arrecadação. Caso contrário, a tarifa vai sempre subir e, no fim, muita gente deixa de usar o transporte”, afirma João Cucci Neto, professor de engenharia de tráfego da universidade Mackenzie. Além desses subsídios, a taxação da gasolina, a contribuição da indústria e outros empreendimentos que se beneficiem de um bom sistema de transporte são alguns modelos possíveis.Adaptado de: Galileu, mar/2016, ed. 296, p. 30.


Sobre a acentuação gráfica das palavras agradável, automóvel e possível, assinale o que for correto.

a) Em razão de a letra L no final das palavras transferir a tonicidade para a última sílaba, é necessário que se marque graficamente a sílaba tônica das paroxítonas terminadas em L, se isso não fosse feito, poderiam ser lidas como palavras oxítonas.
b) São acentuadas porque são proparoxítonas terminadas em L.
c) São acentuadas porque são oxítonas terminadas em L.
d) São acentuadas porque terminam em ditongo fonético – eu.
e) São acentuadas porque são paroxítonas terminadas em L.

Dúvida e gabarito:


Última edição por Felipe Dias Soares em Dom 16 Dez 2018, 20:00, editado 1 vez(es)
Felipe Dias Soares
Felipe Dias Soares
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 01/05/2017
Idade : 25
Localização : olinda

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Acentuação gráfica

Mensagem por thiagoreef108 Sáb 15 Dez 2018, 11:45

Bom dia, acredito que as duas estão corretas, conforme sua análise, pois, paroxítonas terminas em ( R,X,N,L) recebem acento gráfico.
thiagoreef108
thiagoreef108
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 01/04/2018
Idade : 26
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos