Circunferência
5 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Circunferência
Relembrando a primeira mensagem :
Em uma circunferência de diâmetro AC encontra-se um ponto B, tal que o raio da circunferência inscrita no triângulo ABC mede r. Se o comprimento da circunferência tangente a AB, BC e AC é R, então R/r é:
A) 1,5 B) 1,6 C) 1,8 D) 2,0 E) 2,2
Estou a um tempinho tentando resolver este problema, mas não consegui pensar em algo criativo .
Em uma circunferência de diâmetro AC encontra-se um ponto B, tal que o raio da circunferência inscrita no triângulo ABC mede r. Se o comprimento da circunferência tangente a AB, BC e AC é R, então R/r é:
A) 1,5 B) 1,6 C) 1,8 D) 2,0 E) 2,2
Estou a um tempinho tentando resolver este problema, mas não consegui pensar em algo criativo .
- Spoiler:
- D
Última edição por Giovana Martins em Sex 16 Nov 2018, 13:18, editado 1 vez(es)
Re: Circunferência
A circunferência maior é tangente apenas aos lados AB e BC.
Ela NÃO é tangente ao lado AC, como está no enunciado, logo, o enunciado está errado.
O enunciado correto (em português) deveria ser:
Si la longitud del radio de la circunferencia tangente a AB, BC y ao arco AC que não tem o vértice B é R ....
Ela NÃO é tangente ao lado AC, como está no enunciado, logo, o enunciado está errado.
O enunciado correto (em português) deveria ser:
Si la longitud del radio de la circunferencia tangente a AB, BC y ao arco AC que não tem o vértice B é R ....
Elcioschin- Grande Mestre
mesmo assim há infinitas circunferências tangentes apenas a AB e BC.
pede pro seu amigo enviar também o enunciado que consta no livro dele.
pede pro seu amigo enviar também o enunciado que consta no livro dele.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Se tomar de base a resolução e o enunciado , eu acho que uma circunferência seria inscrita no triângulo ABC (com raio r) e a outra de raio R seria tangente aos lados AB , BC e em vez do lado AC seria o arco AC.
Matheus Tsilva- Fera
Giovana Martins, como é o nome do livro peruano?
O que eu entendi do enunciado é que ele afirma ser tangente apenas a AB e BC já para o AC afirma somente ser R. " Se o comprimento da circunferência tangente a AB, BC e AC é R, então R/r é:"
O que eu entendi do enunciado é que ele afirma ser tangente apenas a AB e BC já para o AC afirma somente ser R. " Se o comprimento da circunferência tangente a AB, BC e AC é R, então R/r é:"
Forken
No enunciado peruano existe um traço acima de AB e BC. significando segmentos AB e BC
Já em AC não existe nada. Deveria haver um arco acima de AC para não deixar dúvidas.
No enunciado peruano existe um traço acima de AB e BC. significando segmentos AB e BC
Já em AC não existe nada. Deveria haver um arco acima de AC para não deixar dúvidas.
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado, Giovana.
Realmente o enunciado está tal como você o trouxe. O Matheus matou a charada: a terceira tangência é ao arco AC. E no meu entendimento o enunciado não deixou isso claro.
De qualquer forma, esse problema eu não saberia resolver; aqui estou aprendendo.
De qualquer forma, esse problema eu não saberia resolver; aqui estou aprendendo.
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Muito obrigada a todos!!!
Forken, o nome do livro é Cuzcano - CepreUni 2 Geometria. A propósito, há alguns meses você fez uma postagem para que nós sugeríssemos alguns livros para você. Eu não sei se eu te disse isso nesse sua postagem, mas direi agora, tente comprar os livros peruanos. Eles são incríveis quanto a criatividade e ao nível de cada questão.
Capa do livro:
Forken, o nome do livro é Cuzcano - CepreUni 2 Geometria. A propósito, há alguns meses você fez uma postagem para que nós sugeríssemos alguns livros para você. Eu não sei se eu te disse isso nesse sua postagem, mas direi agora, tente comprar os livros peruanos. Eles são incríveis quanto a criatividade e ao nível de cada questão.
Capa do livro:
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos