Circunferência
5 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Circunferência
Em uma circunferência de diâmetro AC encontra-se um ponto B, tal que o raio da circunferência inscrita no triângulo ABC mede r. Se o comprimento da circunferência tangente a AB, BC e AC é R, então R/r é:
A) 1,5 B) 1,6 C) 1,8 D) 2,0 E) 2,2
Estou a um tempinho tentando resolver este problema, mas não consegui pensar em algo criativo .
A) 1,5 B) 1,6 C) 1,8 D) 2,0 E) 2,2
Estou a um tempinho tentando resolver este problema, mas não consegui pensar em algo criativo .
- Spoiler:
- D
Última edição por Giovana Martins em Sex 16 Nov 2018, 13:18, editado 1 vez(es)
Re: Circunferência
Um desenho e comentários para ajudar:
1) O triângulo ABC é retângulo em B (inscrito numa semi-circunferência)
2) Deduz-se facilmente que r = (a + c - d)/2 (basta lembrar que duas tangentes à uma circunferência tiradas de um ponto externo, tem o mesmo comprimento)
3) Pelo enunciado R = 2.pi.r ---> R = 2.pi.[(a + c - d)/2] ---> R = pi.(a + c - d)
4) a² + c² = d²
Estou achando estranho não aparecer pi nas alternativas. Ou as alternativas estão erradas oou o comprimento da circunferência é pi.R (erro no texto do enunciado)
1) O triângulo ABC é retângulo em B (inscrito numa semi-circunferência)
2) Deduz-se facilmente que r = (a + c - d)/2 (basta lembrar que duas tangentes à uma circunferência tiradas de um ponto externo, tem o mesmo comprimento)
3) Pelo enunciado R = 2.pi.r ---> R = 2.pi.[(a + c - d)/2] ---> R = pi.(a + c - d)
4) a² + c² = d²
Estou achando estranho não aparecer pi nas alternativas. Ou as alternativas estão erradas oou o comprimento da circunferência é pi.R (erro no texto do enunciado)
Elcioschin- Grande Mestre
Tudo bem. Vou tentar aqui e ver no que sai. Obrigada, Élcio!
Élcio, eu não consegui chegar na resposta do problema a partir das dicas .
Procurando pela net eu acabei descobrindo que esta questão é de um vestibular peruano e que a resposta é 2 mesmo .
Procurando pela net eu acabei descobrindo que esta questão é de um vestibular peruano e que a resposta é 2 mesmo .
muito esquisito!
Se a questão for somente isso que está no enunciado, sem uma figura cotada que lhe altere o sentido, é só aquilo que o Élcio já disse.
relação entre perímetro e diâmetro da circunferência: C/D = π
no caso, C = R
então R/(2r) = π ------> R/r = 2π
Se a questão for somente isso que está no enunciado, sem uma figura cotada que lhe altere o sentido, é só aquilo que o Élcio já disse.
relação entre perímetro e diâmetro da circunferência: C/D = π
no caso, C = R
então R/(2r) = π ------> R/r = 2π
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Peraí, vou ver se eu não traduzi errado, porque eu tinha traduzido do espanhol para o português.
Enunciado original: "En una circunferencia de diámetro AC se ubica el punto B, tal que el radio de la circunferencia inscrita al triángulo ABC mide r. Si la longitud del radio de la circunferencia tangente a AB, BC y AC es R, entonces R/r es:"
De forma traduzida: Em uma circunferência de diâmetro AC, o ponto B está localizado, de tal modo que o raio da circunferência inscrita no triângulo ABC mede r. Se o comprimento do raio da circunferência tangente a AB, BC e AC for R, então R / r será:
De forma traduzida: Em uma circunferência de diâmetro AC, o ponto B está localizado, de tal modo que o raio da circunferência inscrita no triângulo ABC mede r. Se o comprimento do raio da circunferência tangente a AB, BC e AC for R, então R / r será:
muda de figura mas continua nebuloso.
a circunferência tangente aos três lados do triângulo É a inscrita, cujo raio foi dado como r. Se agora chamam-lhe R, a razão é 1,0 -- que não consta nas alternativas.
Se o enunciado quer se referir a uma circunferência exinscrita, há três delas -- qual? Porém, mesmo assim, é necessária uma situação de contorno para localizar o ponto B, pois à medida em que sua posição varia no semicírculo variam grandemente os raios das exinscritas.
a circunferência tangente aos três lados do triângulo É a inscrita, cujo raio foi dado como r. Se agora chamam-lhe R, a razão é 1,0 -- que não consta nas alternativas.
Se o enunciado quer se referir a uma circunferência exinscrita, há três delas -- qual? Porém, mesmo assim, é necessária uma situação de contorno para localizar o ponto B, pois à medida em que sua posição varia no semicírculo variam grandemente os raios das exinscritas.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Giovana Martins- Grande Mestre
Mas eu estou de acordo, achei o enunciado um pouco complicado quanto ao entendimento.
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos