PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Série trigonométrica

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Resolvido Série trigonométrica

Mensagem por Giovana Martins Sáb 28 Jul 2018, 00:08

Relembrando a primeira mensagem :

Determine M.

Minha tentativa:

\\M=cos^2\left ( \frac{\pi }{n} \right )+cos^2\left ( \frac{3\pi }{n} \right )+cos^2\left ( \frac{5\pi }{n} \right )+...+cos^2\left [ \frac{\pi (2n-1)}{n} \right ]\\\\2M=2cos^2\left ( \frac{\pi }{n} \right )+2cos^2\left ( \frac{3\pi }{n} \right )+...+2cos^2\left [  \frac{\pi (2n-1)}{n}  \right ]\\\\\mathrm{Sabemos\ que\ }1+cos(2\varphi )=2cos^2(\varphi ),\ \mathrm{logo:}\\\\\therefore \ 2M=\underset{n}{\underbrace{1+1+...+1}}+cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi(2n-1) }{n} \right ]\\\\2M=n+cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi(2n-1) }{n} \right ]\\\\cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )=2cos\left ( \frac{4\pi }{n} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right )\\\\cos\left ( \frac{14\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{10\pi }{n} \right )=2cos\left ( \frac{12\pi }{n} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right )

Do padrão das fatorações, segue que:

\\2M=n+2sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right ){\color{Red} \left [ cos\left ( \frac{4\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{12\pi }{n} \right )+... \right ]}

O meu problema está na parte em vermelho. Como achar um valor "fechado" para esse somatório?

Nota: eu sei que pelo fato de os ângulos estarem em P.A. há uma fórmula que calcula esse somatório facilmente, mas eu gostaria de saber se tem como resolver sem usar essa fórmula, visto que ela não é muito comum.

A)\ \frac{n}{12}\ B)\ \frac{3n}{7}\ C)\ \frac{n}{7}\ D)\ \frac{n}{2}\ E)\ \frac{n}{4}

Spoiler:

Última edição por Giovana Martins em Sáb 28 Jul 2018, 02:54, editado 1 vez(es)

Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Série trigonométrica

Mensagem por Giovana Martins Sáb 28 Jul 2018, 01:31

Certo. Quando eu tiver tempo eu vou aprender a mexer com essa relação direito. Lembro que uma vez você me passou um material, acho que era referente à OBMEP, da revista Eureka que falava sobre isso, você ainda tem ele?

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por fantecele Sáb 28 Jul 2018, 02:19

É só você procurar no google sobre eureka obm, primeiro link mesmo que abrir já vai estar as eurekas se não me engano, procura pelas eurekas de números 27 e 33, lá fala sobre isso.

fantecele
Fera
Fera

Mensagem por Giovana Martins Sáb 28 Jul 2018, 02:22

Entendi. Muito obrigada.

Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado