Série trigonométrica
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Série trigonométrica
Determine M.
Minha tentativa:
\\M=cos^2\left ( \frac{\pi }{n} \right )+cos^2\left ( \frac{3\pi }{n} \right )+cos^2\left ( \frac{5\pi }{n} \right )+...+cos^2\left [ \frac{\pi (2n-1)}{n} \right ]\\\\2M=2cos^2\left ( \frac{\pi }{n} \right )+2cos^2\left ( \frac{3\pi }{n} \right )+...+2cos^2\left [ \frac{\pi (2n-1)}{n} \right ]\\\\\mathrm{Sabemos\ que\ }1+cos(2\varphi )=2cos^2(\varphi ),\ \mathrm{logo:}\\\\\therefore \ 2M=\underset{n}{\underbrace{1+1+...+1}}+cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi(2n-1) }{n} \right ]\\\\2M=n+cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi(2n-1) }{n} \right ]\\\\cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )=2cos\left ( \frac{4\pi }{n} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right )\\\\cos\left ( \frac{14\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{10\pi }{n} \right )=2cos\left ( \frac{12\pi }{n} \right )sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right )
Do padrão das fatorações, segue que:
\\2M=n+2sen\left ( \frac{2\pi }{n} \right ){\color{Red} \left [ cos\left ( \frac{4\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{12\pi }{n} \right )+... \right ]}
O meu problema está na parte em vermelho. Como achar um valor "fechado" para esse somatório?
Nota: eu sei que pelo fato de os ângulos estarem em P.A. há uma fórmula que calcula esse somatório facilmente, mas eu gostaria de saber se tem como resolver sem usar essa fórmula, visto que ela não é muito comum.
A)\ \frac{n}{12}\ B)\ \frac{3n}{7}\ C)\ \frac{n}{7}\ D)\ \frac{n}{2}\ E)\ \frac{n}{4}
Do padrão das fatorações, segue que:
O meu problema está na parte em vermelho. Como achar um valor "fechado" para esse somatório?
Nota: eu sei que pelo fato de os ângulos estarem em P.A. há uma fórmula que calcula esse somatório facilmente, mas eu gostaria de saber se tem como resolver sem usar essa fórmula, visto que ela não é muito comum.
- Spoiler:
- Alternativa D.
Última edição por Giovana Martins em Sáb 28 Jul 2018, 02:54, editado 1 vez(es)
Re: Série trigonométrica
Não lembro dessa fórmula da P.A, mas uma forma de resolver essa soma seria por complexos, basta fazer iA = isen(x) + isen(2x) + isen(3x) + ... isen(nx) e B = cos(x) + cos(2x) + cos(3x) + cos(nx), dai B + i.A = cis(x) + cis(2x) + cis(3x) + cis(nx) = cis(x) + (cis(x))^2 + (cis(x))^3 + ... + (cis(x))^n dai resolve a P.G e "pega" o que você precisa, não sei se dai sai a fórmula que você disse, mas veio isso aqui na minha cabeça.
fantecele- Fera
Giovana, esse "n" é inteiro?
Lucas Pedrosa.- Matador
Ihhh eu "apanho" bastante dessa relação que você mostrou, fantecele haha.
Quanto a fórmula que eu falei, tá vendo a quarta linha da minha resolução? Então, tem uma fórmula para calcular a soma:
cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi (2n-1)}{n} \right ]
Note que temos a seguinte P.A.:
\\\left \{ \frac{2\pi }{n},\frac{6\pi}{n},\frac{10\pi }{n},...,\frac{2\pi (2n-1)}{n} \right \}\\\\com\ a_1=\frac{2\pi }{n},\ a_n=\frac{2\pi (2n-1)}{n}\ e\ r=\frac{4\pi }{n}
Aí está a fórmula:
cos\left ( \frac{2\pi }{n} \right )+cos\left ( \frac{6\pi }{n} \right )+...+cos\left [ \frac{2\pi (2n-1)}{n} \right ]=\frac{sen\left ( \frac{nr}{2} \right )cos\left ( \frac{a_1+a_n}{2} \right )}{sen\left ( \frac{r}{2} \right )}
e aplicando a fórmula o resultado é imediato.
De qualquer forma, muito obrigada, fantecele. Hoje eu tô meio sem tempo para procurar onde está a demonstração da fórmula que eu falei, depois eu mando ela aqui.
Aí está a fórmula:
e aplicando a fórmula o resultado é imediato.
De qualquer forma, muito obrigada, fantecele. Hoje eu tô meio sem tempo para procurar onde está a demonstração da fórmula que eu falei, depois eu mando ela aqui.
Giovana Martins- Grande Mestre
Tinha pensado que n tá dividindo sempre múltiplos pares de ∏, e uma hora o seno ia zerar, outra hora os cossenos dentro dos colchetes iriam zerar. Viajei.
Lucas Pedrosa.- Matador
Lucas, da relação, n é o número de termos da P.A., logo, ele é inteiro.
"Tinha pensado que n tá dividindo sempre múltiplos pares de ∏, e uma hora o seno ia zerar, outra hora os cossenos dentro dos colchetes iriam zerar. Viajei."
Eu gostei da sua ideia. Acho que você não viajou não. O problema é que a princípio a gente só sabe que "n" é inteiro por causa da fórmula que eu mostrei. Se não a conhecêssemos acho que não poderíamos dizer que "n" é inteiro.
Eu gostei da sua ideia. Acho que você não viajou não. O problema é que a princípio a gente só sabe que "n" é inteiro por causa da fórmula que eu mostrei. Se não a conhecêssemos acho que não poderíamos dizer que "n" é inteiro.
Quando você igualou 2M = 1 + 1 + 1... n vezes, daria para afimar, né?
Lucas Pedrosa.- Matador
É verdade. Tratando os 1's como parcelas creio eu que não seja possível termos, por exemplo, meia parcela. Teria que ser um número inteiro de parcelas. Daí o somatório já zeraria tanto para n=1 (ímpar) quanto para n=2 (par). Acho que é o caminho.
Então, a demonstração para essa formula, se não engano, é aquilo ali que eu digitei hehe. Eu nunca decoro a fórmula porque a demonstração é bem simples, só lembrar do "cis" que sai de boa.
fantecele- Fera
Página 1 de 2 • 1, 2
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos