PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UPF - Campo elétrico uniforme

2 participantes

Ir para baixo

UPF - Campo elétrico uniforme Empty UPF - Campo elétrico uniforme

Mensagem por Liss Collins 25/7/2018, 11:12 am

Oi, gente. Alguém poderia por gentileza me ajudar nessa questão? Eu estou tentando entender ela através de um desenho.. como que ficaria? 
Obrigada!

Uma lâmina muito fina e minúscula de cobre, contendo uma carga elétrica q, flutua em equilíbrio numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme de 20 kN / C, cuja direção é vertical e cujo sentido se dá de cima para baixo. Considerando que a carga do elétron seja de 1,6 10^-19 C e a aceleração gravitacional seja de 10 m/s²e sabendo que a massa da lâmina é de 3,2 mg, é possível afirmar que o número de elétrons em excesso na lâmina é: 

Spoiler:
Liss Collins
Liss Collins
Jedi
Jedi

Mensagens : 385
Data de inscrição : 30/09/2017
Idade : 25
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

UPF - Campo elétrico uniforme Empty Re: UPF - Campo elétrico uniforme

Mensagem por Giovana Martins 25/7/2018, 11:40 am

Temos duas forças sendo aplicadas na carga, as forças elétrica e gravitacional. Como a carga está em equilíbrio e tendo em vista que a força gravitacional orienta-se na direção vertical com sentido de cima para baixo, concluímos que a força elétrica orienta-se na vertical com sentido de baixo para cima, o que faz sentido, pois quando a carga é negativa o sentido do campo elétrico é oposto ao da força elétrica. A física acaba aqui, o resto é matemática.

\\m=3,2\ mg=3,2.10^{-6}\ kg\\\\\vec{F}_R=\vec{0}\rightarrow F_E=F_G\rightarrow |Q|E=mg\\\\|Q|=\frac{mg}{E}\rightarrow n|e|=\frac{mg}{E}\rightarrow n=\frac{mg}{|e|E}\\\\n=\frac{3,2.10^{-6}.10}{1,6.10^{-19}.20.10^{3}}\rightarrow \boxed {n=1.10^{10}\ e^-}

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7691
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos