Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regional nordeste

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido regional nordeste

Mensagem por VesTeles Qua 04 Jul 2018, 16:02

“Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. (...) E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. (...) Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinhá Vitória e os dois meninos” (1938)
(RAMOS, Graciliano. “Vidas secas”. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.)


O trecho do romance de Graciliano Ramos retrata também os dilemas daqueles que decidem migrar do campo para a cidade grande. Neste processo, no qual as condições econômicas têm papel predominante, intervêm também elementos de natureza pessoal, muitas vezes conflitantes. No texto, esse conflito parece basicamente como uma divisão entre: 

a) a cidade moderna e o sertão tradicional
b) a instrução dos jovens e o analfabetismo dos adultos 
c) o sonho de uma vida melhor e o medo do desconhecido
d) a expectativa de ascensão social e o temor à decadência

Gabarito:
C

Vocês concordam com o gabarito? não estou conseguindo ver o "medo do desconhecido", no decorrer da leitura deu, em mim, uma sensação de confiança no desconhecido (pelo menos nesse trecho), por isso fiquei em dúvida e acabei marcando a letra A.


Última edição por VesTeles em Qui 05 Jul 2018, 05:49, editado 1 vez(es)

VesTeles
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 609
Data de inscrição : 14/04/2017
Idade : 21
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: regional nordeste

Mensagem por Diego A Qua 04 Jul 2018, 19:58

“Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. (...) E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. (...) ||| Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinhá Vitória e os dois meninos” (1938)

Perceba que até os ||| ele seguia uma linha progressiva, almejando a terra nova, após essa marcação ele coloca "retardaram-se, temerosos", ou seja, hesitaram, refletirão se aquilo era realmente o que queriam.

Durante a leitura, como o autor coloca os verbos no futuro do pretérito, você percebe como eles tem uma ilusão da terra desconhecida, mas justamente esse fato coloca-os em dúvida, uma ideia de terra nova, o conhecimento da terra que viviam, e o temor de que aquilo que encontrariam não seria como imaginavam.

Popularmente você encontra um provérbio: "quem escolhe o novo, não sabe o que ganhou, mas quem deixa o velho sabe o que perdeu". Acho que é este.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos