PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corrente alternada

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Corrente alternada

Mensagem por cami_cam Qua 20 Jun 2018, 17:40

Ola, tudo bem?

Gostaria de saber  o porquê  da corrente  alternada  funcionar  melhor  nas transmissões de longa distância .
 Sofre funcionar  melhor  em transformadores, entendi que se deve à variação  do fluxo (Lei  de Lenz). Seria isso?
obrigada pela atenção  e perdao pelos erros, estou usando teclado virtual

Última edição por cami_cam em Qua 20 Jun 2018, 22:43, editado 1 vez(es)

cami_cam
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Corrente alternada

Mensagem por Elcioschin Qua 20 Jun 2018, 18:15

Corrente contínua é aquela que flui sempre num mesmo sentido e corrente alternada é aquela cujo sentido varia ao longo do tempo (por exemplo, numa frequência de 60 Hz ela varia 60 vezes por segundo).

Transformadores servem para aumentar ou diminuir a tensão e também para separar a parte primária da parte secundária de um circuito.
Eles não funcionam em corrente contínua constante. Para funcionar a corrente deve ser variável: ou são correntes contínuas variáveis ou são correntes alternadas.

Sua informação não é verdadeira: existem linhas de transmissão de alta tensão e longas distâncias que funcionam com corrente contínua: por exemplo a linha que vai de Itaipu a São Paulo.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por cami_cam Qua 20 Jun 2018, 18:25

Olá, Elcio, tudo bem? Espero que sim!

Então, eu pensei na quantidade de linhas de transmissão com corrente alternada. Apenas por isso. Se notar, eu não afirmei a inexistência de linhas de transmissão com corrente contínua. O que me deixou instigada a fazer tal pergunta foi exatamente o fato de Itaipu ter uma linha de corrente contínua, enquanto inúmeras outras possuem alternada. Pensei, primeiramente, que a corrente produzida na hidroelétrica é alternada, mas li posteriormente que o motivo de existir mais linhas com corrente alternada (não apenas no Brasil) seria por conta das perdas por efeito Joule proporcionadas pela corrente contínua. Então, minha dúvida estava nesse ponto, sobre o porquê de uma corrente alternada ter menor perda.

Peço perdão se entendeu que eu generalizei todas as linhas como alternadas.

Enfim, espero que tenha um bom dia e obrigada por sua disposição.

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagem por Elcioschin Qua 20 Jun 2018, 19:13

Existem inúmeros motivos que levam à escolha de CA ou CC para linhas de transmissão e suas tensões:

1) Quanto maior a tensão menor é a corrente, já que a potência transmitida é constante, supondo a carga constante: i = P/U.
Sendo a corrente menor, menor serão as perdas por Efeito Joule nas linhas: Pd = R.i² (R = resistência da linha).

Evidentemente os transformadores para alta tensão serão mais caros e as torres de transmissão também, pois deverão ser mais altas e com maior distância entre os 3 cabos.

Mesmo assim, ao longo dos anos isto representa economia e é fundamental para as empresas de transmissão.

2) Os cabos para CA tem maior área do que os para CC. Isto acontece porque a CA tem preferência a circular pela parte mais distante do seu centro. Já a CC circula por toda a seção reta do cabo. Com isto as torres para CC podem ser menores.

Em compensação, há necessidade de instalar retificadores na saída da Usina em Itaipu (para transformar a CA dos geradores de Itaipu em CC) e alternadores na chegada a São Paulo (para transformar CC em CA, já que o consumo nas cidades é CA)

No final, tudo se resume ao aspecto financeiro, tanto na instalação, nas perdas por Efeito Joule, e nos gastos com manutenção das linhas. Evidentemente há que ser considerado também o aspecto da confiabilidade do uso de CC e CA.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por cami_cam Qua 20 Jun 2018, 19:32

Olá, Elcio! Novamente, obrigada por sua atenção!

Nesse intervalo de tempo conversei com meu amigo engenheiro eletricista e ele me disse esses mesmo aspectos (porém sem o detalhamento que você deu, muito obrigada por isso, principalmente a parte do cabeamento: eu não sabia a diferença dos tamanhos)

Entendi os motivos e agradeço muito a sua paciência ao explicar.

Boa semana!  Smile

cami_cam
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo