Colisão e Força Elastica
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Colisão e Força Elastica
Um bloco A, de massa 8,0 kg, tem movimento retilíneo uniforme de velocidade VA = 15m/s, sobre uma superfície horizontal sem atrito. Um outro bloco B, de massa 4,0 kg, move-se na mesma direção e sentido que A, com velocidade VB = 6,0 m/s. Uma mola ideal de constante elástica 3,0 .104 N/m está presa no bloco B, como mostra a figura. Como VA > VB, haverá colisão entre os blocos.
Durante a colisão há um momento em que a velocidade de A é 13 m/s para a direita. Para esse momento determine:
a) O modulo e o sentido da velocidade de B (Resp: 10 m/s para direita)
b) A energia potencial armazenada na mola (Resp: 96 J)
c) A compressão da mola (Resp: 8 cm)
Determine também:
d) A compressão máxima da mola (Resp: 6√2 cm)
e) As velocidades de A e B após a colisão (Resp: 9 m/s; 18 m/s)
j.de.ferreira2011- Padawan
Re: Colisão e Força Elastica
Nota: do sistema, ainda obtêm-se as velocidades 15 m/s e 6 m/s para os corpos A e B, respectivamente. Entretanto, neste caso, não faz sentido o corpo A, após a colisão, manter-se com a mesma velocidade (e a velocidade do corpo B aumentar), visto que parte de sua energia cinética foi cedida ao corpo B.
Alguém me explica o raciocínio do item do D)? Fico grato
Mars3M4- Padawan
Perdoe-me a demora, Mars3M4. Quando as postagens são muito antigas, o fórum para de redirecioná-las aos supervisores de cada postagem. Na verdade, foi bem sem querer que eu descobri que você tinha dúvidas nesta questão. Eu tive que eu entrar na abas "Mecânica Geral" e ali surgiu a indicação da sua mensagem nesta postagem. Só assim eu vi.
Faz tempo que eu fiz esta resolução, mas eu suponho que o meu pensamento na época foi o seguinte: durante a colisão haverá as compressões parcial e total da mola. Quando o corpo A tem uma velocidade de 13 m/s, a compressão será 8 cm. Porém, haverá um breve momento no qual os corpos se moverão com a mesma velocidade e nessa situação a compressão da mola será máxima (compressão total da mola) e equivalente a 6√2 cm.
Faz tempo que eu fiz esta resolução, mas eu suponho que o meu pensamento na época foi o seguinte: durante a colisão haverá as compressões parcial e total da mola. Quando o corpo A tem uma velocidade de 13 m/s, a compressão será 8 cm. Porém, haverá um breve momento no qual os corpos se moverão com a mesma velocidade e nessa situação a compressão da mola será máxima (compressão total da mola) e equivalente a 6√2 cm.