PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar para o vestibular na faculdade

3 participantes

Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por MalcolnMed Qua 03 Jan 2018, 18:13

Boa tarde galera, 

meu sonho sempre foi estudar na usp e pretendo seguir firme nessa empreitada. A minha intenção é passar em alguma universidade, com a nota do enem e possíveis outros vestibulares, para conseguir uma bolsa em algum cursinho. Entretanto, a idade está chegando e a pressão dos pais é cada vez mais forte. 
Gostaria de saber da opinião de alguém que já passou pela seguinte experiência: cursar a faculdade e seguir estudando para os vestibulares. 

É possível conciliar?
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Skyandee Qui 04 Jan 2018, 13:56

Olá, colega...

Sei que já é difícil conciliar os estudos com o trabalho, faculdade então pode ser até um pouco mais exaustivo. Você terá que se preocupar com matérias mais pesadas e específicas da sua área de atuação, além das pilhas de trabalhos que você deve fazer... isso já vai te tomar um precioso tempo e sono.

Diante dessas circunstâncias, muitos optam por trancar o curso ou abandonar com a finalidade de tentar algo diferente... mas fazer as duas coisas ao mesmo tempo não será benéfico para você de forma alguma.

O que quis dizer com "a idade está chegando"? Bem... conheço pessoas que entraram na Faculdade de Medicina da USP com 26, 27 anos de idade, embora já tenham concluído o ensino superior em outro curso.

Medicina então... nem se fale. Você já sabe que deve estudar muito para os vestibulares que quer prestar, imagine o que uma faculdade pode te tirar... seria um tempo precioso e um cansaço a menos que você poderia utilizar para focar realmente nas provas.

Converse com seus pais a respeito de sua decisão... pressão é uma carga a mais em suas costas, você sabe o que é melhor para sua vida e qual rumo deve tomar... e o apoio dos pais é fundamental nessa jornada.

Não se deixe levar por essa ideia de entrar rápido numa faculdade. Você deve entrar no curso que você quer na universidade que você quer. Creio que seja comum a ideia de "Não importa o curso ou faculdade, preciso acabar isso rápido" e isso leva muitos à desistência. Sua nota foi excelente na última Fuvest... certamente não será difícil para você conquistar sua tão sonhada vaga.

Um colega meu teve alguns problemas e decidiu trocar de curso. Ele já não estava aguentando a pressão da faculdade + problemas pessoais, então ele decidiu trancar para tentar outra coisa... além de arranjar um tempo para cuidar da saúde. Enfim... Conciliar seus estudos da faculdade e dos vestibulares requer uma disposição além das contas.

Se somente a pressão emocional já me tomou saúde, disposição e boas condições para estudar, imagine o seu caso. Lembre-se que que o nível superior está ali para te dar toda a ansiedade e toda a responsabilidade que você deve arcar.

Acho que é só isso mesmo. Espero que tome a decisão que seja mais favorável à você.
Skyandee
Skyandee
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 27/11/2017
Idade : 24
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por MalcolnMed Qui 04 Jan 2018, 15:48

Olá Skyandee, 

obrigado pela resposta!

Pois é, sei que a idade não é nenhum empecilho para os estudos. Hoje, mais do que nunca, fazer 2 ou 3 anos de cursinho para passar em medicina é normal, visto a grande demanda de vestibulandos e o crescente número de escolas preparatórias.
Meus pais, apesar de serem professores e saberem disso, não vêem com bons olhos mais um ano sem entrar na Universidade.

Realmente, conciliar os dois parece ser impossível. Tentarei ser irredutível e lutar pelo meu sonho.  :tiv:
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Convidado Qui 04 Jan 2018, 17:04

Impossível não é, mas atrapalha demais. Fora que será um gasto público desnecessário pra uma coisa que você possa a vir a abandonar. Um aluno de graduação custa caro. E esse tempo de estudo não poderá ser reaproveitado na USP. Não dará pra eliminar matérias, como é possível nos EUA. 

Pensando agora, só conheço um caso de quem conciliou. Ainda assim, ele não se preparou pro vestibular. Ele foi cursando medicina na Unesp... No tempo que ele tinha disponível, fazia e refazia provas antigas. Tentou de novo no final do primeiro ano e passou, em Ribeirão. 

Eu não acho que seja o melhor caminho. Vai desfocar demais. 

O que teus pais dizem? Pressões são comuns. É melhor tentar aprender lidar com elas do que fugir. Hoje, teus pais, amanhã, faculdade. Depois, as pressões do dia a dia da profissão. Etc. 

Eu acho que eles não te mandarão embora de casa se você continuar teu trabalho, né. Essas tuas preocupações (idade, pressão) podem te atrapalhar um pouco no dia da prova, então talvez seja bom trabalhar isso também. 

Essa é uma resposta muito pessoal. Só você mesmo saberá até quando (se isso é mesmo importante pra tua vida, se faz sentido, existencial ou lógico). Eu conheço casos de pessoas que passaram na quinta tentativa. Conheço um, de minha cidade, que tentou por mais de dez anos (em Ribeirão), passou. 

Olha este caso: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Ele desistiu de tentar e hoje faz med na FURG)

No caso do ITA é mais fácil aceitar, já que tem um limite de idade e a desistência é involuntária (pra quem vai até o fim). A pessoa pode tentar até o limite acabar. Já na USP é você mesmo quem diz até quando. Até quando? ("até quando" sempre me lembra o conto "Até quando, Marcos Jr, abusará de nossa paciência?")

Agora, fosse eu (se eu tivesse um 'sonho' de estudar na USP -- não tenho), eu morreria tentando. rs. Cada é um cada um. 

Há um aluno na FMUSP com mais de 50 anos, se não me engano. Uma mulher na Unicamp (med) que entrou com 47. Etc etc. Esse peso da idade que alguns sofrem deve ser desconstruído. Recomendo a série Dark da Netflix rs. A física teórica mal sabe se o tempo nos é uma ilusão ou não (é uma discussão sempre presente nessa área). E mesmo que não fosse (ilusão), f*da-se rs, uma hora você chegará a conclusão (assim espero) que isso é besteira. 

Boa sorte e bons estudos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Convidado Qui 04 Jan 2018, 17:08

Teu tópico me lembrou dois depoimentos:


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Convidado Qui 04 Jan 2018, 17:08

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por MalcolnMed Qui 04 Jan 2018, 18:39

Valeu Jean, sempre com ótimos comentários =)
O segundo depoimento é realmente motivacional..

Meus pais não me mandariam embora, e o pouco que temos dá para eu continuar estudando sem precisar trabalhar. A vontade de cursar na Usp superará todo o tipo de pressão, logo conseguirei a aprovação. 
Muito estudo e foco na sonhada vaga em Pinheiros.  :study:  :king:
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Convidado Qui 04 Jan 2018, 19:02

Cara, eu já fiz isso: Tentar conciliar a faculdade com os estudos pro vestibular. E não deu certo pra mim. 

Eu ficava sem tempo de estudar para o vestibular e também pra faculdade. Por esse motivo, eu larguei a faculdade e hoje só me dedico pro exame ITA. Sem mencionar que nesse tempo eu só queria entrar em uma federal. Portanto, acho que vc deve apenas focar no seu principal objetivo e não deixar que as adversidades venham, de alguma forma, atrapalhar sua jornada. 

 Em relação a pressão dos pais, bom, eu tbm sofro disso. kkkk  Laughing


Última edição por Leonardo da Vinci em Sex 05 Jan 2018, 13:54, editado 5 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Convidado Qui 04 Jan 2018, 20:40

Essa entrevista de hoje me lembrou um pouco a tua situação com teus pais. Ela passou por algo parecido. 


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por amandacze Ter 09 Jan 2018, 18:07

Conheço histórias de pessoas que já fizeram isso sim... Não conheço seu desempenho mas: o que eu recomendaria é focar em uma unica prova de vestibular e refazer o máximo que puder, anotar os erros e ir medindo seu potencial naquela prova. Seria um estudo mais eficiente visto que os vestibulares se diferem muito entre si... Para mim existem dois tipos de pessoas que passam em vestibulares concorridos: as que já estudaram tanto que já viram de tudo e as que focaram em um estilo de prova. (opinião baseada em pessoas que conheço).
amandacze
amandacze
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 15/11/2016
Idade : 25
Localização : Criciuma, SC Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar para o vestibular na faculdade Empty Re: Estudar para o vestibular na faculdade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos