Questao 151 enem 3 aplicaçao 2016
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Questao 151 enem 3 aplicaçao 2016
Uma professora de matemática organizou uma atividade associando um ábaco a três dados de diferentes formatos: um cubo com faces numeradas de 1 a 6,associadas à haste C, um octaedro com faces numeradas de 1 a 8, associadas à haste D, e um dodecaedro com faces numeradas de 1 a 12, associadas à haste U. Inicialmente, as hastes do ábaco encontram-se vazias.As letras C, De U estão associadas a centenas, dezenas e unidades, respectivamente. A haste UM representa unidades de milhar.
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes.O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,
Regras do jogo: são jogados os três dados juntos e, a cada jogada, colocam-se bolinhas nas hastes, correspondendo às quantidades apresentadas nas faces voltadas para cima de cada dado, respeitando a condição "nunca dez", ou seja, em cada haste podem ficar, no máximo, nove bolinhas. Assim, toda vez que a quantidade de bolinhas em alguma haste for superior a nove, dez delas são retiradas dessa haste e uma bolinha é colocada na haste imediatamente á esquerda. Bolinhas, em quantidades iguais aos números obtidos na face superior dos dados, na segunda jogada, são acrescentadas às hastes correspondentes, que contêm o resultado da primeira jogada.
Iniciada a atividade, um aluno jogou os dados duas vezes. Na primeira vez, as quantidades das faces voltadas para cima foram colocadas nas hastes. Nesta jogada, no cubo, no octaedro e no dodecaedro, as faces voltadas para cima foram, respectivamente, 6, 8 e 11 (Figura 1).
Na segunda vez, o aluno jogou os dados e adicionou as quantidades correspondentes, nas respectivas hastes.O resultado está representado no ábaco da Figura 2.
De acordo com a descrição, as faces voltadas para cima no cubo, no octaedro e no dodecaedro, na segunda jogada, foram, respectivamente,
- a) 4,2 e 9.
- b) 4,3 e 9.
- c) 4, 3 e 10.
- d) 5, 3 e 10.
- e) 5,4 e 9.
Raissa18- Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 30/11/2016
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Re: Questao 151 enem 3 aplicaçao 2016
UM | C | D | U | |
1 jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
nunca dez | 0 | 6 | 8+1 | 1 |
2ª jogada | 1 | 1 | 2 | 0 |
para a unidade (U) zerar na 2ª jogada, observando a regra "nunca dez", devemos somar 9 ao 1
UM | C | D | U | |
1 jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
nunca dez | 0 | 6 | 8+1 | 1 |
9 | ||||
2ª jogada | 1 | 1 | 2 | 0 |
assim que somamos, ficamos com 10 unidade (U), então zeramos e colocamos 1 ponto nas dezenas,
UM | C | D | U | |
1 jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
nunca dez | 0 | 6 | 8+1 | 1 |
9 | ||||
+1 | 0 | |||
= | 10 | 0 | ||
2ª jogada | 1 | 1 | 2 | 0 |
Como a casa das dezenas está com 10 pontos, devemos passar 1 ponto para a esquerda e zerá-la, feito isso ocorre que o resultado deve ser 2, logo somamos 2
UM | C | D | U | |
1 jogada | 0 | 6 | 8 | 11 |
nunca dez | 0 | 6 | 8+1 | 1 |
10 | 0 | |||
+1 | 0 | 0 | ||
2 | 0 | |||
2ª jogada | 1 | 1 | 2 | 0 |
segue...
gab 4, 2, 9
____________________________________________
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Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A- Monitor
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