PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA-2004 23 - Questão de Solução Tampão

Ir para baixo

ITA-2004 23 - Questão de Solução Tampão Empty ITA-2004 23 - Questão de Solução Tampão

Mensagem por BatataDoFuturo Ter 19 Set 2017, 11:04

23. Uma solução aquosa foi preparada em um balão volumétrico de capacidade igual a 1 L,
adicionando-se um massa correspondente a 0,05 mol de dihidrogenofosfato de potássio
(KH2PO4) sólido a 300 mL de uma solução aquosa de hidróxido de potássio (KOH) 0,1 mol L−1
e completando-se o volume do balão com água destilada.
Dado eventualmente necessário: pKa = − logKa = 7,2, em que Ka = constante de dissociação do
H2PO4− em água a 25oC.
a) Escreva a equação química referente à reação que ocorre no balão quando da adição do
KH2PO4 à solução de KOH.
b) Determine o pH da solução aquosa preparada, mostrando os cálculos realizados.
c) O que ocorre com o pH da solução preparada (Aumenta? Diminui? Não altera?) quando a
100 mL desta solução for adicionado 1 mL de solução aquosa de HCl 0,1 mol L−1?
Justifique sua resposta.
d) O que ocorre com o pH da solução preparada (Aumenta? Diminui? Não altera?) quando
100 mL desta solução for adicionado 1 mL de solução aquosa de KOH 0,1 mol L−1?
Justifique sua resposta.

Pessoal, a a) e b) eu consegui resolver.... Mas não entendi como resolve a c e a d.....

Eu vi que alguns cursinhos consideraram o deslocamento total do H+ mas não ficou claro para mim.....

se alguém puder dar uma luz.

Obrigado

BatataDoFuturo
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo