PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEL Localizaçao industrial

2 participantes

Ir para baixo

UEL  Localizaçao industrial Empty UEL Localizaçao industrial

Mensagem por vinicius89 Seg 21 Ago 2017, 19:10

"A análise do fenômeno da localização industrial foi proposta, no século passado por Marshall (1920) que apresenta três razões distintas para explicação deste tema. Especificamente, a concentração das atividades seria beneficiada pelo 'pooled' de mercado de trabalhadores com habilidades específicas, o que é benéfico tanto para trabalhadores quanto para firmas; pela provisão de insumos intermediários em maior variedade e menor custo, o que torna a indústria mais eficiente e reforçando a localização; e, por fim, pelos 'technological spillovers', em razão da informação fluir mais facilmente localmente do que em distâncias maiores entre pessoas e empresas". Fonte: Adaptado de SILVA, M. V. B. da e SILVEIRA NETO, R. da M. "Determinantes da localização industrial no Brasil e Geografia Econômica: evidências para o período pós-real." http://www.anpec.org.br/encontro2005/artigos/A05A116.pdf. acessado em 18/09/2006. 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
 I. Alguns modelos da geografia econômica não trazem grandes contribuições ou inovações do ponto de vista teórico em relação às teorias elaboradas pelos cientistas regionais e urbanos, mas sim na forma de modelar as fontes que dão base econômica para explicar a distribuição das atividades no espaço. Ou seja, a sua grande contribuição é proporcionar fundamentos microeconômicos para o processo de aglomeração ou dispersão das atividades econômicas no espaço. 
II. Em contraposição à teoria tradicional, os modelos da geografia econômica atual argumentam contra e desconsideram a importância dos retornos crescentes de escala, dos custos de transportes, das economias de aglomeração e dos custos de congestionamentos como elementos explicadores da localização industrial. Tais fatores são complexos demais para serem identificados na observação das forças que determinam a localização das atividades no espaço. 
III. Dois efeitos agem no sentido de determinar a localização da atividade industrial no espaço, conduzindo a um modelo de centro-periferia. O primeiro deles é o efeito índice de preços. Já o segundo diz respeito à disponibilidade de mão de obra local. Esses dois efeitos refletem o argumento do fornecimento de matérias-primas intermediárias, associados à oferta e à demanda, respectivamente. 
IV. Existem três fatores que determinam a localização industrial: os custos de transportar os bens produzidos para seu destino final, as economias externas geradas pelo efeito de transbordamento do conhecimento e da informação advindas da presença de firmas/ trabalhadores estarem localizados perto um dos outros e, por fim, à localização industrial que são fontes de demanda e oferta para outras indústrias. 

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: 
a) I e III 
b) I e IV 
c) II e IV 
d) I, II e III 
e) II, III e IV

gabarito: C

vinicius89
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 03/07/2014
Idade : 35
Localização : São Paulo,SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEL  Localizaçao industrial Empty Re: UEL Localizaçao industrial

Mensagem por Pedro Celso Silva Dom 11 Fev 2018, 05:56

Não é 1 e 4?
2 e 4 se contradizem!

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos