PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa

2 participantes

Ir para baixo

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa Empty (SIMULADO) Momento linear e centro de massa

Mensagem por Giovana Martins Dom 18 Jun 2017, 03:06

Uma partícula massa igual a 0,3 kg move-se a uma velocidade inicial de 1,5 m/s e atinge uma segunda partícula de massa desconhecida, inicialmente em repouso. A colisão entre eles é elástica. Após a mesma, a primeira partícula mantém-se em seu sentido inicial a 0,5 m/s. Sendo assim, determine:
A) A massa da segunda partícula; 
B) A sua velocidade após o impacto; 
C) O coeficiente de restituição; 
A) A velocidade do centro de massa do sistema formado pelas duas partículas.

Minha resolução:

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa Codeco37

Eu gostaria de saber se minha resolução está correta. Tenho dúvidas quanto ao item D). Neste item eu devo considerar o momento linear total, certo? Mas eu devo considerar o momento linear total antes ou depois da colisão? Ou os dois? Na minha resolução eu considerei apenas o momento linear total após a colisão.

Nota: No item D) faltou o símbolo de vetor sobre (v1)' e sobre o (P2)'.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa Empty Re: (SIMULADO) Momento linear e centro de massa

Mensagem por Willian Honorio Dom 18 Jun 2017, 03:48

Cheguei aos mesmos resultados. A velocidade do centro de massa de um sistema de partículas numa colisão no caso, perfeitamente elástica, deve ser a mesma antes e depois do impacto. Antes:



 Que já era esperado. O termo momento linear resultante é mais amplo do que o ''total'', pois total entende-se por uma contabilidade energética. A velocidade do centro de massa é dada pelo momento linear resultante do sistema, por exemplo, se as partículas seguissem em direções perpendiculares o Q''total'' seria o momento resultante.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa Empty Re: (SIMULADO) Momento linear e centro de massa

Mensagem por Giovana Martins Dom 18 Jun 2017, 04:07

Entendido. Muito obrigada.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7645
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

(SIMULADO) Momento linear e centro de massa Empty Re: (SIMULADO) Momento linear e centro de massa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos