Tensão no cabo do elevador
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Tensão no cabo do elevador
Um elevador é puxado para cima por um cabo. A cabine e seu único ocupante tem uma massa total de 2000 kg. Quando o ocupante deixa cair uma moeda, sua aceleração em relação à cabine é de 8,00 m/s2 para baixo. Qual é a tensão do cabo?
Minha dúvida é com relação a essa aceleração, já que a aceleração fornecida é em relação a cabine, não acho que ela é a aceleração da cabine em si, então como faço para calcular a aceleração da cabine?
Minha dúvida é com relação a essa aceleração, já que a aceleração fornecida é em relação a cabine, não acho que ela é a aceleração da cabine em si, então como faço para calcular a aceleração da cabine?
Igor Almeida de Morais- Padawan
Re: Tensão no cabo do elevador
Para um referencial do lado de fora, o elevador tem uma aceleração "a", e a moeda tem uma aceleração de 10 m/s² para baixo. Como a aceleração da moeda em relação à cabine (aceleração relativa) é 8 m/s², temos que:
acel.relativa=10-a=8
a=2 m/s² (para baixo)
cuidado, essa é aceleração resultante do elevador. Escrevendo a equação das forças que atuam no elevador:
Mg-T=Ma
20000-T=2000x2=4000
T=16000N
acel.relativa=10-a=8
a=2 m/s² (para baixo)
cuidado, essa é aceleração resultante do elevador. Escrevendo a equação das forças que atuam no elevador:
Mg-T=Ma
20000-T=2000x2=4000
T=16000N
Victor011- Fera
Obrigado pela resposta Victor, mas o exercício diz que o elevador é puxado para cima, então eu interpretei que a aceleração era para cima, ou seja, a equação das forças ficaria assim:
Ma = T - Mg
T = Mg + Ma
Porque você considerou que a aceleração está para baixo?
Ma = T - Mg
T = Mg + Ma
Porque você considerou que a aceleração está para baixo?
você está certo, o elevador é puxado para cima. Porém, isso não quer dizer que ele está se movendo para cima. Para que a aceleração resultante seja para cima, a força de tensão no cabo teria que ser maior que a força peso do elevador, e isso não ocorre. Eu percebi que ele estava se movendo para baixo pela aceleração relativa da moeda em relação ao elevador, que é menor que a gravidade. Se o elevador estivesse acelerado para cima, a moeda ia cair "mais rápido", e a aceleração relativa da moeda seria maior que a gravidade.
Victor011- Fera
Aaaaah sim, entendi Victor, tinha esse problema da aceleração relativa que tava fazendo a aceleração do elevador ser negativa, mas eu não estava entendendo o porquê, agora ficou claro. Muito Obrigado mesmo!