PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eritroblastose Fetal

2 participantes

Ir para baixo

Eritroblastose Fetal Empty Eritroblastose Fetal

Mensagem por maduc Seg 15 maio 2017, 21:46

A eritroblastose fetal ocorre com freqüência mais baixa do que se poderia esperar. A principal causa dessa diminuição de freqüência é a existência da incompatibilidade ABO concomitante à incompatibilidade Rh, pois a primeira pode proteger os fetos (suas hemácias seriam destruídas imediatamente pelas aglutininas anti-A e anti-B) da doença hemolítica induzida pelo Rh. Identifique, no quadro abaixo, onde são mostrados alguns exemplos da relação feto-mãe, os casos corretos em que essa proteção poderia ser efetiva e os casos em que ela não ocorreria. 

          Feto                   Mãe               Proteção
 (001) AB Rh+              B Rh–                nao
 (002) A Rh+                B Rh–               sim 
 (004) B Rh+                A Rh–               sim
 (008) B Rh+               AB Rh–              não
 (016) AB Rh+              A Rh–               não 


Minha resposta está sendo 2+4+16, porém o gabarito está dando 2+4+8
O gabarito está errado???

Estou pensando assim, na 08, se o feto é B tem anticorpos para o A, assim sendo, tem proteção devido o sangue da mãe ter o antigeno A.
Na 16, o sangue do feto não possui anticorpos, podendo receber o antigeno A da mãe, uma vez q ele tbm possui, então não teria proteção

maduc
Padawan
Padawan

Mensagens : 93
Data de inscrição : 05/10/2016
Idade : 26
Localização : Vila Velha, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eritroblastose Fetal Empty Re: Eritroblastose Fetal

Mensagem por LLA_93 Ter 16 maio 2017, 19:33

Antes de tudo, é importante ressaltar que é a mãe que produzirá os anticorpos que causarão a eritroblastose fetal, não o filho! Não me atentarei a fisiopatologia da doença em si, mas aconselho a lê-la, é bastante interessante! Outro ponto importante é o que é afirmado na questão: "incompatibilidade ABO concomitante à incompatibilidade Rh". Agora, vamos lá: 

008 - O feto é B e a mãe é AB. Na hora do parto, a mãe entrará em contato com o sangue do filho, porém, não produzirá anticorpos, visto que o tipo AB é receptor universal, ou seja, pode receber sangue de qualquer tipo. Logo, os tipos sanguíneos são compatíveis, em relação à mamãe, e o feto não tem proteção contra a doença.

016 - Agora o feto é AB e a mãe é A. Nesse caso, a mãe entra em contato com o sangue AB e, então, passa a produzir anticorpos contra as hemácias do filho. Perceba que os sangues são incompatíveis. Dessa forma, há proteção contra a eritroblastose fetal.

A alternativa 016 é o mesmo caso da 001, mudando apenas o tipo sanguíneo da mãe. Já a 002 e 004 creio que as incompatibilidades sejam claramente visíveis. Abraço!  Eritroblastose Fetal Icon_smile
LLA_93
LLA_93
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 29/11/2016
Idade : 30
Localização : Brasília, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos