PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

2 participantes

Ir para baixo

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação Empty Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

Mensagem por Oziel Qua 10 maio 2017, 17:21

'' Nas moléculas a)  HCl ,  b)  HBr ,  c)  HI  os momentos de dipolo variam na ordem a > b > c ''. 


Como isso pode ser possível se o momento dipolar é diretamente proporcional ao comprimento da ligação ?! Meu raciocínio foi o contrário desta afirmação.

 O comprimento varia nesse sentido : HI > HBr > HCl, então o momento dipolar deve ser HCl < HBr < HI  <---> c > b > a, não é ?!
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação Empty Re: Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

Mensagem por Pedro Prado Qua 17 maio 2017, 16:53

Sei pouco a respeito, mas a diferença de eletronegatividade segue a ordem a>b>c, sendo assim, a polaridade das moléculas segue a mesma ordem, pra mim faz total sentido.

Porque o comprimento de ligação é diretamente proporcional ao momento dipolar?
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação Empty Re: Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

Mensagem por Oziel Qua 17 maio 2017, 17:22

Há um tempo postei uma dúvida aqui no fórum, e foi isso que me responderam.

Tá aqui o link pra você dar uma olhada : https://pir2.forumeiros.com/t129066-momento-de-dipolo-eletrico

 Não diz nada sobre isso no Atkins. E pelo gráfico do livro o que se passa é que quanto maior a diferença de eletronegatividade maior o dipolo, sendo NaCl e CsCl os maiores valores de dipolo.

Então esse meu raciocínio está errado.

Agora que encontrei esse gráfico consegui entender melhor, na época em que postei a questão eu não tinha o livro.

Obrigado por reviver esse tópico, sanei minhas dúvidas.
Oziel
Oziel
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação Empty Re: Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

Mensagem por Pedro Prado Qui 18 maio 2017, 21:04

De nada
Pedro Prado
Pedro Prado
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 553
Data de inscrição : 05/06/2015
Idade : 23
Localização : Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Momento Dipolar e Comprimento de Ligação Empty Re: Momento Dipolar e Comprimento de Ligação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos