PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEFS 2016.1 - MONARQUIAS E BURGUESIA

Ir para baixo

UEFS 2016.1 - MONARQUIAS E BURGUESIA Empty UEFS 2016.1 - MONARQUIAS E BURGUESIA

Mensagem por Anna Clara O. Seg 06 Fev 2017, 19:15

As monarquias nacionais que se formaram ao longo dos séculos XIII, XIV e XV, embora tenham sido uma nova forma de exercício do poder (poder centralizado), oposta às monarquias medievais, mantiveram em sua essência a mesma natureza destas. Apesar, inclusive, de toda a importância e participação da burguesia no processo de consolidação do Estado nacional, o poder continuou sendo exercido pela mesma classe dominante, a nobreza, só que agora concentrado na figura do rei. (NEVES, 2000. p. 18-19).
 A influência da burguesia na estruturação das monarquias europeias deu aos monarcas, entretanto, 
A) a oportunidade para fortalecer os laços de cooperação com a Igreja Católica, responsável pela confirmação do poder real. B) o cancelamento do direito de acesso às “cartas de franquia” pelas vilas agrícolas medievais. 
C) o poder de democratizar o acesso de servos, operários e trabalhadores braçais, aos estamentos mais elevados da sociedade. 
D) a necessidade de dividir o poder de mando com representantes de outros reinos não cristãos do Oriente Médio. 
E) os recursos necessários à organização de exércitos nacionais comandados por generais da confiança dos reis, excluindo os exércitos particulares da nobreza feudal.

RESPOSTA CORRETA: E

Poderiam explicar todas as respostas corretas? Obrigada

Anna Clara O.
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 08/06/2016
Idade : 26
Localização : Itabuna, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

UEFS 2016.1 - MONARQUIAS E BURGUESIA Empty Re: UEFS 2016.1 - MONARQUIAS E BURGUESIA

Mensagem por Convidado Sáb 11 Fev 2017, 22:27

A) a oportunidade para fortalecer os laços de cooperação com a Igreja Católica, responsável pela confirmação do poder real. (Sim, as igrejas e as monarquias eram juntas).
B) o cancelamento do direito de acesso às “cartas de franquia” pelas vilas agrícolas medievais. (Se eu não estou enganado, como poderia haver cancelamento das cartas de franquias, se haviam cancelamento de servidões feudais para os burgueses? O Ale te explicaria melhor isso.)
C) o poder de democratizar o acesso de servos, operários e trabalhadores braçais, aos estamentos mais elevados da sociedade. (Você acha mesmo que eles queriam isso?)
D) a necessidade de dividir o poder de mando com representantes de outros reinos não cristãos do Oriente Médio. (Nunca ouvi falar.)
E) os recursos necessários à organização de exércitos nacionais comandados por generais da confiança dos reis, excluindo os exércitos particulares da nobreza feudal. (Sim. Se eu não estou enganado, a burguesia financiava exércitos parta haver poder centralizado para os reis).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos