Eletrostática 1
4 participantes
Página 1 de 1
Eletrostática 1
Um aluno tem 4 esferas idênticas , pequenas e condutoras (A,B,C e D), carregadas com cargas iguais , respectivamente -2Q , 4Q , 3Q e 6Q. A esfera A é colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D. Determine o valor da carga que a esfera A terá ao final do processo.
Allan Souza- Iniciante
Re: Eletrostática 1
Alan,
na eletrização por contato entre corpos iguais a soma algébrica das cargas divide-se igualmente entre eles:
A(-2Q)<---> B(4Q) -----> (-2Q+4Q=2Q) ----> (2Q/2=Q) ----> A(Q) e B(Q)
A(Q)<---> C(3Q) ----> A(2Q) e C(2Q)
A(2Q)<---> D(6Q) ---> A(4Q) e D(4Q)
Final:
A(4Q), B(Q), C(2Q) e D(4Q)
na eletrização por contato entre corpos iguais a soma algébrica das cargas divide-se igualmente entre eles:
A(-2Q)<---> B(4Q) -----> (-2Q+4Q=2Q) ----> (2Q/2=Q) ----> A(Q) e B(Q)
A(Q)<---> C(3Q) ----> A(2Q) e C(2Q)
A(2Q)<---> D(6Q) ---> A(4Q) e D(4Q)
Final:
A(4Q), B(Q), C(2Q) e D(4Q)
Euclides- Fundador
"A esfera A é colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D"
Eu interpretei dessa forma: Depois do contato com a esfera B, a esfera A entrou em contato simultaneamente com as esferas C e D. A questão não deveria especificar que a esfera A após contato com B, foi posta em contato com C e EM SEGUIDA com a esfera D??!
Eu interpretei dessa forma: Depois do contato com a esfera B, a esfera A entrou em contato simultaneamente com as esferas C e D. A questão não deveria especificar que a esfera A após contato com B, foi posta em contato com C e EM SEGUIDA com a esfera D??!
Daedalus00- Recebeu o sabre de luz
E se fosse contato simultâneo com B e C não deveria ser especificado?
Euclides- Fundador
Também! Então ao que me parece a questão poderia ser reescrita de maneira que não deixasse dúvidas..Euclides escreveu:E se fosse contato simultâneo com B e C não deveria ser especificado?
OBS* Para mim, o "simultâneo" está mais implícito que o "em seguida" enfim, é apenas uma questão de interpretação...
O único modo de saber qual foi a intenção do criador da questão, é conhecer o gabarito da questão.
Alguém tem o gabarito?
Alguém tem o gabarito?
Elcioschin- Grande Mestre
O gabarito é 4Q portanto a interpretação correta seria o tal do "em seguida"!Elcioschin escreveu:O único modo de saber qual foi a intenção do criador da questão, é conhecer o gabarito da questão.
Alguém tem o gabarito?
Obrigado
Realmente o enunciado deixa a desejar: ele permite uma dupla interpretação. É a típica questão que poderia ser anulada, numa prova ou concurso.
Infelizmente o colega Allan não postou o gabarito (obrigatório pela Regra XI do fórum). Se tivesse postado, imediatamente qualquer solucionador do fórum poderia descobrir se a sua interpretação estava ou não correta.
Isto mostra a importância da Regra XI ser cumprida (assim como todas as demais Regras do fórum).
E o colega Euclides interpretou correto!!!
Realmente o enunciado deixa a desejar: ele permite uma dupla interpretação. É a típica questão que poderia ser anulada, numa prova ou concurso.
Infelizmente o colega Allan não postou o gabarito (obrigatório pela Regra XI do fórum). Se tivesse postado, imediatamente qualquer solucionador do fórum poderia descobrir se a sua interpretação estava ou não correta.
Isto mostra a importância da Regra XI ser cumprida (assim como todas as demais Regras do fórum).
E o colega Euclides interpretou correto!!!
Elcioschin- Grande Mestre
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos