Um hipotético Brasil poliglota
2 participantes
Página 3 de 7
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Um hipotético Brasil poliglota
Relembrando a primeira mensagem :
Boa tarde, galera,
Como seria o Brasil hoje se tivesse sido colonizado por Portugal, mas também pelos colonos que foram expulsos daqui? Eu fico pensando, como seria o Brasil, se a França , a Holanda, e a Inglaterra tivessem colonizado o Brasil. Como ele seria hoje?
P.S: AleeZl, caramba... Eu tenho muita imaginação. Poderia me responder essa?
Boa tarde, galera,
Como seria o Brasil hoje se tivesse sido colonizado por Portugal, mas também pelos colonos que foram expulsos daqui? Eu fico pensando, como seria o Brasil, se a França , a Holanda, e a Inglaterra tivessem colonizado o Brasil. Como ele seria hoje?
P.S: AleeZl, caramba... Eu tenho muita imaginação. Poderia me responder essa?
Última edição por José deGrasse Tyson Jr em Dom 08 Jan 2017, 22:04, editado 4 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: Um hipotético Brasil poliglota
Ale, eu tenho mais uma pergunta. Como seria a nossa geografia, e a nossa sociologia? Visto que a nossa Geografia é francesa e a nossa Sociologia acredito que seja francesa também.
Desde já agradeço.
Desde já agradeço.
Convidado- Convidado
José, quando fala de "geografia" e "sociologia", a que se refere? às construções e à sociedade?José deGrasse Tyson Jr escreveu:Ale, eu tenho mais uma pergunta. Como seria a nossa geografia, e a nossa sociologia? Visto que a nossa Geografia é francesa e a nossa Sociologia acredito que seja francesa também.
Desde já agradeço.
AleeZl- Jedi
Sim. Ouvi dizer do meu professor de Geografia, na época na qual eu estava no CEDERJ, ele me falou que a nossa geografia tinha origem francesa. E pelo que eu estudo Sociologia, a origem da nossa Sociologia também é francesa.
Convidado- Convidado
José deGrasse Tyson Jr escreveu:Sim. Ouvi dizer do meu professor de Geografia, na época na qual eu estava no CEDERJ, ele me falou que a nossa geografia tinha origem francesa. E pelo que eu estudo Sociologia, a origem da nossa Sociologia também é francesa.
Não tenho muito conhecimento sobre as influências que levaram às construções existentes em nosso país, mas sim, elas existiram: em prédios, monumentos etc, principalmente no Rio de Janeiro, pois grande parte das construções do Rio foram feitas por franceses (século XIX e XX).
Encontrei um artigo bem interessante sobre as construções: link
Já as influências francesas na sociedade brasileira são várias: comida, literatura (que inclusive levou à criação da Academia Brasileira de Letras), a liberdade (que influenciou não só o Brasil, mas muitos outros países), a educação (criação de universidades) etc.
Última edição por AleeZl em Dom 08 Jan 2017, 22:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro gramatical.)
AleeZl- Jedi
Ale,
Como seria o mapa do Brasil hoje, por essas supostas colonizações de colonos de vários países?
Como seria o mapa do Brasil hoje, por essas supostas colonizações de colonos de vários países?
Última edição por José deGrasse Tyson Jr em Dom 22 Jan 2017, 16:10, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
José,José deGrasse Tyson Jr escreveu:Ale,
Como seria o mapa do Brasil hoje, por essas supostas colonizações de colonos de vários colonos?
Poderiam acontecer diversos cenários diferentes:
1. Se a colonização por outros países via invasão acontecesse no pós Tratado de Madri, tendo como base que Portugal até antes da invasão comandava o Brasil.
1.1. Teríamos, provavelmente, o Brasil quase como é hoje, mas sem o Acre.
1.2. Teríamos o Brasil ainda com as Guianas e a parte do Uruguai, mas também sem o Acre.
1.3. Se os acordos se repetissem, o Brasil poderia também ser bem parecido como é hoje.
2. Se a colonização via invasão por outros países ocorresse antes do Tratado de Madri, ou seja, tendo ainda que Portugal era comandava o Brasil antes da invasão.
2.1. Teríamos um Brasil nos moldes do Tratado de Tordesilhas, provavelmente.
3. Se a colonização ocorresse por outro país sem que Portugal e Espanha estivessem envolvidos.
3.1. Talvez, sem a interferência da Espanha, a América do Sul inteira fosse colonizada pelo mesmo povo, mas nada garantiria que o hipotético país continuasse unido (poderia ocorrer igual as colônias espanholas, em que houveram várias independências). Logo, poderíamos ter:
3.1.1. Um país colossal (do tamanho da América do Sul), caso uma unificação fosse realizada e mantida.
3.1.2. Vários países separados como aconteceu no caso das colônias espanholas.
Esses são os cenários que consegui imaginar quando visualizei a pergunta. Claro, seriam possíveis diversos outros, mas acredito que esses seriam alguns dos mais prováveis.
Bons estudos!
AleeZl- Jedi
Falta desenhar o país do tamanho da América do Sul.
Convidado- Convidado
- E qual poderia ter sio o nome dos país com quase o tamanho da América do Sul? Qual poderia ter sido seu PIB per capita e o PIB?
- E por que o Acre teria sido da Bolívia?
Convidado- Convidado
Página 3 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7