PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MHS - Tópicos de física

2 participantes

Ir para baixo

MHS - Tópicos de física Empty MHS - Tópicos de física

Mensagem por JOAOCASSIANO Qua 07 Dez 2016, 10:18

Uma prancha de massa M está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal. Na extremidade A dessa prancha, encontra- -se, também em repouso, um automóvel de massa m, assimilável a um ponto material.

MHS - Tópicos de física Rcjzac

A partir de certo instante, o automóvel passa a realizar um movimento harmônico simples em relação à superfície horizontal, indo da extremidade A à extremidade B e, em marcha a ré, da extremidade B à extremidade A. Considere L o comprimento da prancha, µ o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a prancha e g a intensidade do campo gravitacional. Despreze o atrito entre a prancha e a superfície em que se apoia. Nessas condições, determine: 

 a) a amplitude do movimento do automóvel em relação à superfície horizontal; 

 b) a máxima frequência que o movimento do automóvel pode ter.

Gabarito:  MHS - Tópicos de física 901g  

Eu estava vendo a resolução do livro feita pelos autores, a letra A consegui compreender, mas a letra B não. Na resolução eles assumem que: A máxima intensidade da força no carro em MHS não pode exceder a intensidade da força de atrito de destaque. Não consegui entender o motivo.
JOAOCASSIANO
JOAOCASSIANO
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 18/06/2016
Idade : 26
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

MHS - Tópicos de física Empty Re: MHS - Tópicos de física

Mensagem por Euclides Qua 07 Dez 2016, 16:14

JoaoCassiano escreveu:Eu estava vendo a resolução do livro feita pelos autores, a letra A consegui compreender, mas a letra B não. Na resolução eles assumem que: A máxima intensidade da força no carro em MHS não pode exceder a intensidade da força de atrito de destaque. Não consegui entender o motivo.
Quem leva o carro para a frente é a reação do atrito contra a força feita pelas rodas. Força maior que essa leva à derrapagem.

MHS - Tópicos de física Fig

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

MHS - Tópicos de física Empty Re: MHS - Tópicos de física

Mensagem por JOAOCASSIANO Sex 09 Dez 2016, 10:43

Certo Euclides, mas não estou conseguindo interpretar. A força de atrito não seria a força do MHS? Não consigo imaginar casos em que Fmhs < Fat
JOAOCASSIANO
JOAOCASSIANO
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 113
Data de inscrição : 18/06/2016
Idade : 26
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

MHS - Tópicos de física Empty Re: MHS - Tópicos de física

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos