PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A história nos ensina que ela não nos ensina

2 participantes

Ir para baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina  Empty A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por EstudandoProITA Qua 23 Nov 2016, 21:39

"A história nos ensina que ela não nos ensina nada."
O que vocês entendem desta frase?
Eu entendi que os homens são seres descartáveis no processo histórico, tendo a ilusão que fazem a história, fazendo na história os objetivos do espírito racional.
Essa frase de Hegel, e como muitas dele, são difíceis de analisar.
Fora que quando lançou um de seus livros em alemão, os intelectuais alemães tiverem que recorrer a versão traduzida do francês para tentarem entender o livro. Shocked

EstudandoProITA
Padawan
Padawan

Mensagens : 71
Data de inscrição : 15/11/2016
Idade : 24
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina  Empty Re: A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por Forken Dom 27 Nov 2016, 01:50

Pra analisarmos isto precisamos primeiramente entender o que é história.
Segundo o dicionário HOUAISS 3ª edição 2009. 1 conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época, e o ponto de vista escolhido. 2 tratado ou resumo desses conhecimentos. 3 ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.

Observe que a história a qual ele se refere não deve ser fictícia e sim com relação a humanidade, os seres humanos são muitos imprevisíveis e em todo e quaisquer sistemas sejam eles político(não me refiro ao partidário), econômico, social, trabalhista, sempre teve seus altos e baixos e boa parte deles houveram mudanças. Um exemplo disto é o seguinte, antigamente o que a maioria pensava ser errado, hoje as pessoas julgam serem corretas e vice-versa, não carece de exemplos por quê não precisamos ir longe, é só você escutar as opiniões de pessoas mais velhas. Você acha mesmo que futuramente não vão refutar o que a maioria julgam ser o "correto" hoje? Quem faz a história somos nós, e a história muda muito pq somos inconstantes. Veja... Alguns países se matar é tido como um ato heroico, mulheres mostrarem a ponta do pé é correto estuprar e ela ainda é a culpada disto...


A pergunta que não quer calar, você consegue tirar alguma conclusão disto?

Eu não sei você, posso tentar, mas não sei se consigo ir muito longe.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina  Empty Re: A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por Convidado Qua 07 Dez 2016, 21:37

Forken escreveu:Pra analisarmos isto precisamos primeiramente entender o que é história.
Segundo o dicionário HOUAISS 3ª edição 2009. 1 conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época, e o ponto de vista escolhido. 2 tratado ou resumo desses conhecimentos. 3 ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.

Observe que a história a qual ele se refere não deve ser fictícia e sim com relação a humanidade, os seres humanos são muitos imprevisíveis e em todo e quaisquer sistemas sejam eles político(não me refiro ao partidário), econômico, social, trabalhista, sempre teve seus altos e baixos e boa parte deles houveram mudanças. Um exemplo disto é o seguinte, antigamente o que a maioria pensava ser errado, hoje as pessoas julgam serem corretas e vice-versa, não carece de exemplos por quê não precisamos ir longe, é só você escutar as opiniões de pessoas mais velhas. Você acha mesmo que futuramente não vão refutar o que a maioria julgam ser o "correto" hoje? Quem faz a história somos nós, e a história muda muito pq somos inconstantes. Veja... Alguns países se matar é tido como um ato heroico, mulheres mostrarem a ponta do pé é correto estuprar e ela ainda é a culpada disto...


A pergunta que não quer calar, você consegue tirar alguma conclusão disto?

Eu não sei você, posso tentar, mas não sei se consigo ir muito longe.
cheers cheers cheers
Gostei muito da sua interpretação e reflexão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina  Empty Re: A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por Forken Qui 08 Dez 2016, 04:29

Obrigado! José Ricardo! :tiv:

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A história nos ensina que ela não nos ensina  Empty Re: A história nos ensina que ela não nos ensina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos