Tema : Educação Inclusiva no Brasil
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Tema : Educação Inclusiva no Brasil
Educação Kantiana
A constituição cidadã de 1988 determina que qualquer instituição de ensino, seja ela pública ou privada, garanta o acesso igualitário de indivíduos com ou sem deficiência a um ensino de qualidade. Entretanto, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, diversos são os casos em que esse direito é negado, frustando as chances de um futuro melhor e mais independente aos portadores de deficiências no Brasil.
Primeiramente, deve-se entender os motivos de um direito previsto na Carta Magna ser tão negligenciado. Nesse sentido, a busca pelo lucro das instituições de ensino - principalmente privadas - é um fator que agrava o problema. Aceitar um indivíduo com deficiência significa, do ponto de vista econômico, mais despesas e menor lucratividade. Como consequência, diversos são os casos em que famílias são “orientadas" pela escola em questão a procurar outras que possam ofecerem um ensino especializado - uma clara demonstração da fuga de responsabilidade da mesma de criar um espaço adequado para o ensino igualitário.
De acordo com Aristóteles, a política deve, por meio da justiça, garantir um maior equilíbrio na sociedade. Nesse sentido, nos últimos anos, o Estado brasileiro seguiu as ideias do filósofo grego, aumentando em 4,5 vezes o número de matriculados na educação especial, entre 1998 e 2014, segundo dados do Censo Escolar. Entretanto, as políticas de inclusão não são suficientemente fiscalizadas, permitindo que a lei não seja cumprida de forma plena.
Torna-se evidente, portanto, que apesar de possuir leis democráticas e inclusivas, o Estado precisa garantir que elas sejam aplicadas. Dessa forma, o mesmo deve, por meio da maior fiscalização, identificar as instituições que recusam alunos deficientes e puni-las devidamente. Ademais, o aumento de vagas nos cursos profissionalizantes voltados para a educação especial - como libras, braile, etc - é também necessária, visando expandir o ensino especial. Com essas medidas, o futuro de jovens deficientes será mais igualitário e justo, pois, como disse Immanuel Kant : “O homem é o que a educação faz dele.”.
PedroHYM- Iniciante
- Mensagens : 41
Data de inscrição : 24/02/2016
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tema : Educação Inclusiva no Brasil
Só uma observação: a frase do Kant não está de acordo com a original, portanto, não se deve utilizar as aspas!
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 28
Localização : Guacui - ES
Re: Tema : Educação Inclusiva no Brasil
Pedro, desculpe não corrigir com detalhes.
Sua redação ficou boa, mas a citação de Kant na última linha do texto deixa a desejar. Olha, tenho como premissa e já ouvi de outros professores que o ideal é usar as citações durante a argumentação. Contudo, no seu caso, Kant ficou para a última linha e ainda foi título da sua redação, quer dizer, não tivemos um bom desenvolvimento da ideia. Pode até ser que ela faça sentido, mas se for uma pessoa que não conhece de Kant vai ser difícil ela botar fé nessa ideia, se você não explicou e exemplificou anteriormente perde-se a credibilidade dada ao filósofo. Mesmo assim, acredito que sua redação não teria menos que 80% da nota.
Sua redação ficou boa, mas a citação de Kant na última linha do texto deixa a desejar. Olha, tenho como premissa e já ouvi de outros professores que o ideal é usar as citações durante a argumentação. Contudo, no seu caso, Kant ficou para a última linha e ainda foi título da sua redação, quer dizer, não tivemos um bom desenvolvimento da ideia. Pode até ser que ela faça sentido, mas se for uma pessoa que não conhece de Kant vai ser difícil ela botar fé nessa ideia, se você não explicou e exemplificou anteriormente perde-se a credibilidade dada ao filósofo. Mesmo assim, acredito que sua redação não teria menos que 80% da nota.
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Diego A- Monitor
- Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
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