PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espaços geográficos

3 participantes

Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Espaços geográficos

Mensagem por APSmed Qui 20 Out 2016, 23:08

Para a compreensão da realidade global, é indispensável o entendimento do que é a vida nas diferentes regiões; de seus funcionamentos específicos, de suas espacializações, de suas relações, enfim, de seu arranjo particular. Um mesmo elemento — um banco, um shopping center, uma casa de comercio de insumos agrícolas, uma escola superior, a verticalização da habitação, financiamentos governamentais, uma autoestrada, um aeroporto etc. — terá impactos diferentes em áreas distintas de um país ou do planeta. 
Ao tratar das diferenciações espaciais, o autor provoca uma reflexão sobre as relações entre espaços diversos, que são exemplificadas


  • a)no espaço rural atual, que apresenta uma desvinculação da produção agrícola e do consumo alimentar.Ha, também, uma articulação mais aguçada entre o agrícola e o industrial, fenômeno que não estava claro ate meados do século XX.
  • b)na analise dos espaços urbanos, como historicamente relacionados a industrialização, o que não se pode afirmar dos espaços rurais, que vem passando por processos de modernização tecnológica, mas conservando a desarticulação com as cidades.
  • c)na transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista, em que a cidade surgiu como um espaço de reprodução das relações servis dos feudos. Somente após processos revolucionários, as cidades passaram a representar a liberdade.
  • d)na desarticulação entre os espaços rurais e urbanos que se deu, historicamente, pelo fato de o campo não ter se subordinado a cidade, no que se refere questão das técnicas e tecnologias. Esse fato explica, hoje, o grande avanço tecnológico na agricultura.
  • e)no espaço urbano onde a possível perceber uma desarticulação entre os processos sociais, econômicos e territoriais. Essa desarticulação se manifesta nas diferentes e desiguais paisagens presentes nas cidades.
  • Resposta A.    Por que ? Pensei na letra E

APSmed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 580
Data de inscrição : 21/04/2014
Idade : 27
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por hugo araujo Qui 20 Out 2016, 23:41

Processos sociais, econômicos e territoriais estão cada vez mais articulados nos espaços urbanos e podemos dizer também nos espaços rurais, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil.

Um exemplo é a posse do capital, o qual determina sua posição social, medida por seu poder de consumo, seu lazer, seu acesso à cultura; a sua territorialidade, bairro onde vive e lugares que frequenta entre outras coisas.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por magcamile Ter 01 Nov 2016, 17:32

hugo, como assim uma "desvinculação da produção agrícola e do consumo alimentar" (na alternativa A) ? pode me explicar, por favor
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por hugo araujo Ter 01 Nov 2016, 18:36

Excessiva prioridade à exportação das commodities alimentares em detrimento do abastecimento interno do país.


Última edição por hugo araujo em Ter 01 Nov 2016, 19:46, editado 6 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por magcamile Ter 01 Nov 2016, 20:40

hugo, obrigada por responder  Very Happy
achei essa questão tão chatinha hahaha

(pelo que eu tinha lido aqui, eu entendi que essa desvinculação existe porque agora eu não classifico mais espaço rural em relação a ter produção agrícola; já que com a modernização e a incorporação desse meio pelo capital industrial eu não tenho mais porque fazer essa divisão em relação aos aspectos econômicos... e aí passa a se falar de uma territorialização agroindustrial ) e ainda tem a questão que você falou aliada a isso

* se eu tiver viajando na maionese é só falar*

ah, eu tinha lido algo aqui que achei legal, olha:

"O espaço rural brasileiro acabou incorporando características de uma territorialidade econômica extremamente representativa na economia do Brasil e internacional. Com o processo de modernização no campo, e a consolidação dos Complexos Agroindustriais, houve a intensificação da participação do capital rural na economia brasileira, agravando os problemas de ordem social no campo.


Pedrão (2004) relata que:


[...] Desde a década de 1980, o desempenho da economia rural nas exportações do Brasil e a persistência de tensões sociais em torno da propriedade e do controle da terra reacenderam o debate em torno da questão rural, obrigando a ligar a atualidade dos questionamentos à recuperação de seus elementos essenciais. Trata-se de como a sociedade em seu conjunto percebe a questão rural e de como ela entende o papel da dimensão rural na formação social. (PEDRÃO,2004,p.820).


Esse processo desencadeou o ressurgimento dos debates em torno da questão rural, pois as transformações ocorridas no espaço rural fizeram-no desvincular-se do aspecto social e de suas características econômicas específicas.
Com isso, as pequenas propriedades, que ainda preservam suas características e especificidades, acabam por representar territórios de resistência, já que há o predomínio das agroindústrias e dos latifúndios no meio rural.


É cada vez mais comum a descentralização das indústrias, instaladas na zona rural, nos eixos de modernas ferrovias e rodovias. Paralelamente, a produção agropecuária foi quase totalmente incorporada pelo capital industrial, pela agroindústria. Isto permite concluir que a oposição campo x cidade ou agricultura x indústria já não faz muito sentido na análise geoeconômica.



enfim, valeu!
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por hugo araujo Ter 01 Nov 2016, 21:16

hugo araujo escreveu:Excessiva prioridade à exportação das commodities alimentares em detrimento do abastecimento interno do país.

Não sei se você percebeu, mas eu alterei a minha resposta inicial a fim de evitar interpretações políticas. 

O que eu disse é exatamente uma consequência do que você esboçou. O agronegócio, cuja prioridade é o abastecimento do mercado externo, por meio de uma rede articulada entre campo e cidade, cresce cada vez mais em detrimento da agricultura familiar, essa mais familiarizada com as características do meio rural.

Só um dado, pouco relevante para essa questão, mas bastante pertinente para a argumentação - a agricultura familiar é a grande responsável pelo abastecimento interno do país, porém ela ocupa um território inexpressível se comparada ao agronegócio. Se mudarmos essa tendencia, resolveria muitos problemas ligados a esfera social e econômica.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Espaços geográficos Empty Re: Espaços geográficos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos