Quantidade de movimento
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Euclides
Felipe Hilst
lucasconrado
7 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
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Quantidade de movimento
Um carro de massa igual a 1,0 tonelada percorre uma pista como a
esquematizada na f igura, deslocando-se do ponto A ao ponto B em movimento
uniforme, com velocidade de intensidade igual a 90 km/h.
Sabendo que o comprimento do trecho AB é igual a 500 m, calcule:
a) O intervalo de tempo gasto pelo carro no percurso de A até B;
b) A intensidade da força capaz de provocar a variação de quantidade
de movimento sofrida pelo carro de A até B.
Resposta: 1250 N
A minha dúvida se concentra apenas na letra b. Na verdade, não estou conseguindo identificar o erro na minha resolução. Estou encontrando como resposta 1250.Raiz(3). Segue abaixo minha resolução.
esquematizada na f igura, deslocando-se do ponto A ao ponto B em movimento
uniforme, com velocidade de intensidade igual a 90 km/h.
Sabendo que o comprimento do trecho AB é igual a 500 m, calcule:
a) O intervalo de tempo gasto pelo carro no percurso de A até B;
b) A intensidade da força capaz de provocar a variação de quantidade
de movimento sofrida pelo carro de A até B.
Resposta: 1250 N
A minha dúvida se concentra apenas na letra b. Na verdade, não estou conseguindo identificar o erro na minha resolução. Estou encontrando como resposta 1250.Raiz(3). Segue abaixo minha resolução.
lucasconrado- Jedi
- Mensagens : 262
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 32
Localização : RJ
Re: Quantidade de movimento
Você tem que usar como soma de vetores a lei dos cossenos alterada (com o "+" no lugar do "-").
Foi usado algo como o método da poligonal, mas os dois vetores -Qi e Qf tem mesmo ponto de origem, logo deveria se usar o método do paralelogramo.
Foi usado algo como o método da poligonal, mas os dois vetores -Qi e Qf tem mesmo ponto de origem, logo deveria se usar o método do paralelogramo.
Felipe Hilst- Iniciante
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/10/2016
Idade : 26
Localização : São Paulo
Re: Quantidade de movimento
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Ajuda
Eu ainda não entendi a resolução... então você pode afirmar que a variação é 90 também?
Anajuliajos- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/05/2017
Idade : 23
Localização : Jundiaí
Re: Quantidade de movimento
Massa e velocidade são constantes, então o vetor quantidade de movimento só varia em direção. O módulo é constante e vale 25000 N.s.Anajuliajos escreveu:Eu ainda não entendi a resolução... então você pode afirmar que a variação é 90 também?
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Quantidade de movimento
Opa, desculpa estar "revivendo " o tópico mas é que eu não entendi como foi resolvida essa questão. Alguém poderia me explicar?
saulvictor1- Padawan
- Mensagens : 60
Data de inscrição : 04/04/2018
Idade : 25
Localização : Fortaleza-Ceará
Re: Quantidade de movimento
Acho que foi assim: para descobrir a variação da velocidade vetorial tem que fazer a regra do polígono, encaixando os vetores. O ângulo entre va e vb é 60 graus, e o triângulo formado por eles é isósceles, porque va = vb (movimento uniforme). Portanto, o triângulo é tambem equilátero e o módulo da variação da velocidade vetorial = va = vb. Outro jeito seria traçar a altura do triângulo e fazer as relações seno e cosseno, mas lembrando que cada triângulo retângulo só tem metade do vetor variação da velocidade
Nisso é só aplicar na fórmula
Nisso é só aplicar na fórmula
Clara Chérbatskaia- Padawan
- Mensagens : 77
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 20
Localização : Minas Gerais
Re: Quantidade de movimento
Acho que houve um equívoco na parte da lei dos cossenos:
F² = 2 × 25² + 2 x 25² × cos(120)
Utiliza-se o 120 porque ele é o suplementar de 60 e está voltado à circunferência, onde a força é atuante
Como estamos numa soma vetorial, ajuda utilizar a lei dos cossenos modificada, com o fator que inclui o cosseno com seu sinal positivo de primeira mão.
Após o desenvolvimento, não vai aparecer a raiz de 3, que era o que não estava de acordo com o gabarito.
F² = 2 × 25² + 2 x 25² × cos(120)
Utiliza-se o 120 porque ele é o suplementar de 60 e está voltado à circunferência, onde a força é atuante
Como estamos numa soma vetorial, ajuda utilizar a lei dos cossenos modificada, com o fator que inclui o cosseno com seu sinal positivo de primeira mão.
Após o desenvolvimento, não vai aparecer a raiz de 3, que era o que não estava de acordo com o gabarito.
Sandeprep- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/02/2024
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