PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade de uma Onda em uma corda esticada

2 participantes

Ir para baixo

Velocidade de uma Onda em uma corda esticada Empty Velocidade de uma Onda em uma corda esticada

Mensagem por Eng.Detroit Qui 29 Set 2016, 22:32

Boa Noite. Estou com dificuldade nessa questão, ja vi outras resoluções mas o resultado não bate. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.

Uma onda transversal senoidal se propaga em uma corda no sentido negativo de um eixo x. A figura mostra um gráfico do deslocamento em função da posição no instante t=0; a escala do eixo y é definida por ys= 4 cm. A tensão da corda é 3,6N e a massa específica linear é 25 g/m. Determine:

Velocidade de uma Onda em uma corda esticada 4MRG9g6

(a) a amplitude; R: 5 cm
(b) o comprimento da onda; R: 40 cm
(c) a velocidade da onda; R: 12/m/s
(d) o periodo da onda; R: 0,033 s
(e) Determine a velocidade transversal maxima de uma particula da corda. Se a onda é da forma y(x,t) = ymsen(kx+/- wt+θ) R: 9,4 m/s
(f) determine k; R: 16m^-1
(g) determine w; R: 1,9x10^2s^-1
(h) determine θ; R:0,93 rad
(i) determine o sinal que precede w; R: positivo

Eng.Detroit
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/11/2015
Idade : 26
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade de uma Onda em uma corda esticada Empty Re: Velocidade de uma Onda em uma corda esticada

Mensagem por Euclides Sex 30 Set 2016, 14:31

Velocidade de uma Onda em uma corda esticada Im3

os ítens de a) a e) são facilmente obtidos por leitura direta do gráfico, ou fórmulas simples, mostradas na figura. Os últimos ítens requerem o conhecimento da função de onda



assim



sendo já conhecidos todos os demais valores necessários.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos