Vetores
3 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Vetores
Alguém pode me responder quando que eu posso usar o método do paralelogramo para achar a resultante entre dois vetores?
O módulo da resultante no método dos polígonos é achado de que forma?
O módulo da resultante no método dos polígonos é achado de que forma?
THALESACRIANO23- Jedi
Re: Vetores
O método do paralelogramo é sempre válido para dois vetores de direções diferentes.
O método dos polígonos consiste em dispor os vetores, conservando módulos, direções e sentidos, trasladados de forma que a origem de um coincida com o fim de outro
para que o método seja eficaz o polígono deve ter algum aspecto notável que facilite o cálculo. Note que para dois vetores o método dos polígonos é sempre análogo ao do paralelogramo pois conduz a um triângulo que é metade do paralelogramo.
O método dos polígonos consiste em dispor os vetores, conservando módulos, direções e sentidos, trasladados de forma que a origem de um coincida com o fim de outro
para que o método seja eficaz o polígono deve ter algum aspecto notável que facilite o cálculo. Note que para dois vetores o método dos polígonos é sempre análogo ao do paralelogramo pois conduz a um triângulo que é metade do paralelogramo.
Euclides- Fundador
Sempre que eu tiver dois vetores posso inverter o sentido de um deles p formar um paralelogramo e calcular a resultante?
THALESACRIANO23- Jedi
Isso NUNCA! Se um vetor tiver sentido invertido, não será mais o mesmo. Você pode trasladar um vetor, sem inverter ou alterar qualquer de suas características.THALESACRIANO23 escreveu:Sempre que eu tiver dois vetores posso inverter o sentido de um deles p formar um paralelogramo e calcular a resultante?
Euclides- Fundador
Mestre, acho que me expressei de forma equivocada. Minha pergunta foi no caso de uma subtração vetorial (para torná-la uma adição)
Por exemplo:
I = ∆Qf - ∆Qi
I = ∆Qf + (-∆Qi)
Refazendo a pergunta:
Dessa forma, sempre posso inverter o sentido do vetor para cair no método do paralelogramo?
Por exemplo:
I = ∆Qf - ∆Qi
I = ∆Qf + (-∆Qi)
Refazendo a pergunta:
Dessa forma, sempre posso inverter o sentido do vetor para cair no método do paralelogramo?
THALESACRIANO23- Jedi
Então são duas perguntas diferentes:
A resultante de dois vetores é a SOMA vetorial de ambos: é calculada pela Regra do Paralelogramo.
Para calcular a diferença entre dois vetores, inverte-se o vetor subtraendo e calcula-se a soma dele com o minuendo, usando-a mesma regra.,
A resultante de dois vetores é a SOMA vetorial de ambos: é calculada pela Regra do Paralelogramo.
Para calcular a diferença entre dois vetores, inverte-se o vetor subtraendo e calcula-se a soma dele com o minuendo, usando-a mesma regra.,
Elcioschin- Grande Mestre
Valeu Grande Mestre Elcio. Abraços!
THALESACRIANO23- Jedi
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos